COLABORAÇÃO PREMIADA COMO MÉTODOS DE OBTENÇÃO DE PROVAS E CRIME ORGANIZADO

Autores

  • Turíbio Marques Gonçalves Júnior Faculdade UniBF
  • Bernardo Ricciardi dos Santos Brum Faculdade UniBF
  • João Pedro Andrades Salles Soares Verbo Jurídico
  • Pedro Antônio Lorentz Martins Faveni

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.822

Palavras-chave:

Crime Organizado. Procedimento. Meios de obtenção de provas.

Resumo

O presente trabalho explana sobre a obtenção de provas sob colaboração premiada, instituto que ganha força com a notoriedade da criminalidade organizada, consistente na confissão do acusado ou suspeito e posterior delação de companheiro na empreitada delitiva, em troca de benefícios. Constata-se que a utilização do instituto no atual contexto brasileiro é objeto de intenso debate, continuamente citado no noticiário nacional devido a sua aplicação na Operação Lava Jato. Dividido em três capítulos, o trabalho descreve, primeiramente, o fenômeno do crime organizado, abordando os seus contornos e novas modalidades diferenciadas de investigação e meios de obtenção de provas. Assim, este trabalho emprega o método de abordagem dedutivo, aliado ao método de procedimento científico, e técnica de pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Turíbio Marques Gonçalves Júnior, Faculdade UniBF

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Pós-graduado em Gestão de Segurança Pública pela UniBF. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: turibiomg@gmail.com. 

Bernardo Ricciardi dos Santos Brum, Faculdade UniBF

Graduado em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha  de Alegrete  (URCAMP) . Pós-Graduado em Gestão de Segurança pública pela UniBF. Policial Penal da SEAPEN/RS.

João Pedro Andrades Salles Soares, Verbo Jurídico

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Pós-graduado em Gestão Penitenciária pela Faveni. Pós-graduando em Gestão em Segurança Pública pela Intervale. Pós-graduando em Direito Ambiental pela Intervale. Pós-graduando em Direito Ambiental e Econômico pela Intervale. Pós-graduando em Direito Agrário e Ambiental pela Verbo Jurídico. Policial Penal da SEAPEN/RS

Pedro Antônio Lorentz Martins, Faveni

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Pós-Graduado em Inteligência Policial pela Faveni. Policial Penal da SEAPEN/RS.

Downloads

Publicado

2021-04-07

Como Citar

Gonçalves Júnior, T. M. ., Brum, B. R. dos S. ., Soares, J. P. A. S. ., & Martins, P. A. L. . (2021). COLABORAÇÃO PREMIADA COMO MÉTODOS DE OBTENÇÃO DE PROVAS E CRIME ORGANIZADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 772–784. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.822