SEGURANÇA E DEFESA NACIONAL: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO BRASIL

Autores

  • Turíbio Marques Gonçalves Júnior Faculdade UniBF

Palavras-chave:

Atlântico Sul; Estratégia Nacional de Defesa; Poder Militar; Política Externa.

Resumo

 

O Brasil através, principalmente, de seu desenvolvimento econômico apresentado nas últimas duas décadas, vem se estabelecendo no sistema internacional como uma potência emergente que pretende, em conjunto a outros países, participar de forma mais ativa da dinâmica do sistema internacional. No escopo da Política Externa e do Poder Marítimo, o país vem desenvolvendo um discurso afirmativo e pragmático para o seu entorno estratégico, com ênfase para o Atlântico Sul. Isto posto, o presente trabalho tem por objetivo, através de uma análise bibliográfica e documental, analisar os componentes que tornam esse oceano tão importante para o país e, após, sistematizar a evolução do Pensamento Marítimo Brasileiro até o Livro Branco de Defesa Nacional, em 2012, assim permitindo, à guisa de conclusão, afirmar que a atuação conjunta da Política Externa e da Marinha na região constituirá a base para que se crie a almejada liderança política e militar do Brasil no Atlântico Sul, tendo como base os pressupostos contidos na Estratégia Nacional de Defesa.

 

 

 

Biografia do Autor

Turíbio Marques Gonçalves Júnior, Faculdade UniBF

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Pós-graduado em Gestão de Segurança Pública pela UniBF. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: turibiomg@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-04-26

Como Citar

Gonçalves Júnior, T. M. . (2021). SEGURANÇA E DEFESA NACIONAL: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11–74. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/927

Edição

Seção

E-books

Categorias