A GARANTIA CONSTITUCIONAL DE PROIBIÇÃO DA PENA DEGRADANTE EM FACE AO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Yara Meireles Cunha Centro de Ensino Superior de Ilhéus- CESUPI
  • Norberto Teixeira Cordeiro Centro de Ensino Superior de Ilhéus- CESUPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7767

Palavras-chave:

ADPF n°347. Pena degradante. Lei de execução penal n°7210/1984. Direitos Humanos. Inconstitucionalidade. Direito Penal. Sistemas Prisionais. História das penas.

Resumo

Esse artigo buscou discutir sobre as garantias constitucionais de proibição da pena degradante face ao Sistema Penal Brasileiro, trata-se de abordagem mais direcionada ao julgamento da ADPF n°347 julgada pelo STF em 2015. O estudo aborda outras questões dos efeitos das penas degradantes, ou seja, visa demonstrar como os direitos humanos do preso são feridos constantemente, levando em conta a condição de vida precária e insalubre, bem como a triste realidade dos julgamentos. O trabalho avalia a aplicação da Lei de execução Penal n. 7.210/84, diante disto entende-se que todo preso provisório ou condenado precisa ter seus direitos assegurados a fim de lhes garantir a proporcionalidade e a harmonia no intuito de trazer a integração social e ressocialização em sociedade após cumprimento de pena. A pesquisa foi baseada através de estudos bibliográficos, artigos, doutrinas e jurisprudência, entende-se que estes direitos são cerceados antes mesmo do indivíduo chegar à unidade prisional. Desse modo, o objetivo deste artigo é demonstrar as inconstitucionalidades, quebra do direito do preso, condição de vida precária, os direitos de defesa cerceados, as penas degradantes e inconstitucionais e os julgamentos morosos inerentes à vida do preso.

Biografia do Autor

Yara Meireles Cunha, Centro de Ensino Superior de Ilhéus- CESUPI

Graduanda em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus (CESUPI). Autora do presente Artigo científico.

Norberto Teixeira Cordeiro, Centro de Ensino Superior de Ilhéus- CESUPI

Professor orientador, Especialista em Direito Penal Processual Penal do Centro de Ensino Superior de Ilhéus (CESUPI). 

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Cunha, Y. M. ., & Cordeiro, N. T. . (2022). A GARANTIA CONSTITUCIONAL DE PROIBIÇÃO DA PENA DEGRADANTE EM FACE AO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 1691–1716. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7767