REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS PARA A PRÁTICA DOCENTE: UMA REVISÃO

doi.org/10.29327/211653.6.9-6

Autores

  • Virginia Sandra da Silva Uchoa Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
  • Islane Cristina Martins Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Palavras-chave:

Representações sociais. Prática docente. Ensino. Novas tecnologias.

Resumo

As metodologias ativas entraram de vez no ensino não só brasileiro, mas mundial e essa entrada causa diversas discussões sobre as representações que os professores fazem dessas metodologias, na práxis docente,  portanto, investigar as representações sociais desses sujeitos trará muitas contribuições na compreensão sobre o senso comum destes, sobre o objeto, criando modelos  de comportamentos para guiar condutas  no fazer pedagógico de professores possibilitando  uma reflexão crítica e reflexiva sobre a  prática docente e a utilização de novas tecnologias como ferramenta para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura de modo a compreender como se dá o processo das representações de docentes sobre as novas tecnologias na educação. Materiais e Métodos: Foi feita uma busca das referências nas bases Periódicos CAPES e Google Scholar em abril de 2020. A busca permitiu identificação de quatro artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Resultados: De acordo com os dados coletados as representações sociais dos professores demonstram sua visão sobre metodologias ativas como ferramentas no processo de ensino e ampliar a aprendizagem que em seus núcleos centrais, demonstram a importância do ensino e do processo de ação continua e da interação mediada como reflexo do uso das novas tecnologias na educação. Conclusão: Percebe-se diante dessa investigação que as novas tecnologias possibilitam diferentes formas de acesso a informações, ampliando os saberes de modo que estes se tornem significativos para os alunos o que vem a corroborar para que esta se torne uma ferramenta no cotidiano  docente cada vez mais presente de forma a desenvolver uma aprendizagem crítica e globalizada de todos os sujeitos envolvidos no processo.

Biografia do Autor

Virginia Sandra da Silva Uchoa, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Graduação Licenciatura Plena em Pedagogia - UVA. Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica – UFPE. e- mail: vi.academicoach@outlook.com

Islane Cristina Martins, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Mestre em Neurociências – POSNEURO/UFPE. e-mail: relacionamento@passenomestrado.com.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Doutor em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente da Faculdade Alpha. E-mail:  gusmao.diogenes@gmail.com.

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Publicado

2020-10-31

Como Citar

Sandra da Silva Uchoa, V. ., Cristina Martins, I., & José Gusmão Coutinho, D. . (2020). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS PARA A PRÁTICA DOCENTE: UMA REVISÃO: doi.org/10.29327/211653.6.9-6. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(10), 09. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/163