REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS PARA A PRÁTICA DOCENTE: UMA REVISÃO
doi.org/10.29327/211653.6.9-6
Palavras-chave:
Representações sociais. Prática docente. Ensino. Novas tecnologias.Resumo
As metodologias ativas entraram de vez no ensino não só brasileiro, mas mundial e essa entrada causa diversas discussões sobre as representações que os professores fazem dessas metodologias, na práxis docente, portanto, investigar as representações sociais desses sujeitos trará muitas contribuições na compreensão sobre o senso comum destes, sobre o objeto, criando modelos de comportamentos para guiar condutas no fazer pedagógico de professores possibilitando uma reflexão crítica e reflexiva sobre a prática docente e a utilização de novas tecnologias como ferramenta para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura de modo a compreender como se dá o processo das representações de docentes sobre as novas tecnologias na educação. Materiais e Métodos: Foi feita uma busca das referências nas bases Periódicos CAPES e Google Scholar em abril de 2020. A busca permitiu identificação de quatro artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Resultados: De acordo com os dados coletados as representações sociais dos professores demonstram sua visão sobre metodologias ativas como ferramentas no processo de ensino e ampliar a aprendizagem que em seus núcleos centrais, demonstram a importância do ensino e do processo de ação continua e da interação mediada como reflexo do uso das novas tecnologias na educação. Conclusão: Percebe-se diante dessa investigação que as novas tecnologias possibilitam diferentes formas de acesso a informações, ampliando os saberes de modo que estes se tornem significativos para os alunos o que vem a corroborar para que esta se torne uma ferramenta no cotidiano docente cada vez mais presente de forma a desenvolver uma aprendizagem crítica e globalizada de todos os sujeitos envolvidos no processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY