EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM PARADIGMA DE ENSINO NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.761Palavras-chave:
Educação à Distância (EAD). Ensino Superior (ES).Resumo
O presente artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado realizado no exterior, em que apresento a relação da Educação a Distância (EAD) em nível superior no Brasil. Desse modo, vem sendo revelado um novo paradigma de ensino significando uma nova tendência em toda a esfera educacional, especialmente no que diz respeito a educação superior. Para a construção desse trabalho foram utilizadas as bases de pesquisa Lilacs, Scielo, dentre outras, a partir de critérios de inclusão/exclusão recuperados e analisados através de teses, dissertações e artigos científicos que abordam o assunto. Contanto, iremos apresentar apenas teorias inerentes à temática, em seu recorte sincrônico. O material utilizado para a demonstra que essa modalidade de ensino já não é mais uma novidade que envolve o mundo educacional, por sua vez foi identificado através de registros que a sua primeira utilização ocorreu no ano de 1728. Para dar luz ao tema, procurou-se debater os aspectos relevantes à educação, tais como mobilidade social, legislação da EAD no Brasil, a relação do professor com o aluno e os métodos de ensino com foco na auto formação, baseado nos teóricos como Belloni (1999), Tuckma (2005), Batista (2006) dentre outros. Apresentando assim, a compreensão que a EAD demonstra como uma ferramenta essencial para a otimização do processo de ensino aprendizagem e para a redução das desigualdades das oportunidades escolares.
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