A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E O PAPEL DAS TICS NA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Amanda Eugenia Pereira da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Piedley Macedo Saraiva Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15480

Palavras-chave:

Educação a Distância. EAD. Tecnologias da Informação e Comunicação. Inclusão Digital. Ensino Superior. Brasil.

Resumo

A Educação a Distância (EAD) no Brasil tem uma longa trajetória, remontando ao século XVIII. Este artigo explora a evolução da EAD, desde seus primórdios com cursos por correspondência até o uso de plataformas digitais modernas. Destaca-se a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na expansão da EAD, que tem promovido a democratização do acesso à educação superior. Apesar dos desafios, como a garantia da qualidade do ensino e a inclusão digital, a EAD oferece flexibilidade e acessibilidade geográfica. O artigo conclui que a colaboração entre o setor público e privado é crucial para maximizar as oportunidades oferecidas pela EAD no Brasil.

Biografia do Autor

Amanda Eugenia Pereira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel em Ciências Contábeis. Universidade Estadual do Ceará. 

Piedley Macedo Saraiva, Universidade Federal do Cariri

Mestre em Administração e Desenvolvimento Regional. Universidade Federal do Cariri. Professor do Centro Universitário Paraíso – UniFAP-Ce.

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Silva, A. E. P. da, & Saraiva, P. M. (2024). A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E O PAPEL DAS TICS NA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 94–105. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15480