O IMPACTO DO MARKETING DE INFLUÊNCIA NAS DECISÕES DE COMPRA DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Camila Maciel Chaves
  • Lyvia Nayane Félix Coêlho
  • Dyenzio dos Santos Oliveira
  • João Felipe Barbosa Xavier
  • Maria Ilkaelly Alves Gonçalves
  • Piedley Macedo Saraiva Centro Universitário Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19857

Palavras-chave:

Marketing de influenciadores. Comportamento do consumidor. Redes sociais. Jovens universitários. Marketing digital.

Resumo

O objetivo deste estudo é examinar o efeito do marketing de influenciadores nas escolhas de compra de universitários de 18 a 25 anos. O marketing de influenciadores, que emprega indivíduos com reputação e amplo alcance nas mídias sociais, tornou-se uma tática poderosa para as marcas atingirem públicos específicos. A pesquisa, com uma abordagem quantitativa e exploratória, foi conduzida com 150 universitários de uma instituição privada em São Paulo. Os dados mostram que 72% dos jovens pesquisados já efetuaram compras influenciadas por indicações de influenciadores digitais, principalmente em produtos de beleza, moda e tecnologia. Os resultados também evidenciam a importância da autenticidade, conhecimento e conexão emocional para o envolvimento e a confiança no influenciador. A análise demonstra que o marketing de influenciadores é um fenômeno social relevante para o comportamento do consumidor jovem, que busca identificação e credibilidade nas fontes de informação.

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Biografia do Autor

Camila Maciel Chaves

Aluna do curso de Marketing. 

Lyvia Nayane Félix Coêlho

Aluna do curso de Marketing. 

Dyenzio dos Santos Oliveira

Aluna do curso de Marketing. 

João Felipe Barbosa Xavier

Aluna do curso de marketing. 

Maria Ilkaelly Alves Gonçalves

Aluna do curso de Recursos Humanos.

Piedley Macedo Saraiva, Centro Universitário Paraíso

Professor. Centro Universitário Paraíso.

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Publicado

2025-06-12

Como Citar

Chaves, C. M., Coêlho, L. N. F., Oliveira, D. dos S., Xavier, J. F. B., Gonçalves, M. I. A., & Saraiva, P. M. (2025). O IMPACTO DO MARKETING DE INFLUÊNCIA NAS DECISÕES DE COMPRA DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 2486–2496. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19857