A RESPONSABILIDADE CIVIL DO INFLUENCIADOR DIGITAL POR PUBLICIDADE ENGANOSA NAS REDES SOCIAIS À LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Autores

  • Isadora Alves da Silva Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
  • Johnnatan Reges Viana Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
  • Emanuel Vieira Pinto Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22967

Palavras-chave:

Responsabilidade Civil. Influenciadores digitais. Propaganda enganosa.

Resumo

A presente pesquisa tem como enfoque a análise da responsabilidade civil do influenciador digital por publicidade enganosa nas redes sociais à luz do Código de Defesa do Consumidor. O crescimento das mídias digitais e a ascensão dos influenciadores como agentes ativos na promoção de produtos e serviços têm provocado discussões relevantes sobre os limites legais da atuação desses sujeitos. Tomando-se como base tal premissa, emerge o seguinte questionamento: De que forma o judiciário poderá responsabilizar o influenciador digital em casos de divulgação de publicidade enganosa com base no Código de Defesa do Consumidor? Com base na problemática, o objetivo geral deste estudo é analisar a responsabilidade civil dos influenciadores digitais em face da veiculação de publicidades enganosas nas redes sociais, à luz do Código de Defesa do Consumidor. Para alcançar tal propósito, propõe-se, como objetivos específicos: contextualizar a legislação vigente aplicável à publicidade enganosa, com ênfase em sua aplicabilidade aos influenciadores digitais, apontar de que forma tais práticas interferem no comportamento do público-alvo, considerando as estratégias de marketing mais recorrentes; identificar os principais tipos de práticas enganosas e os fatores que contribuem para sua proliferação, e, por fim, avaliar os impactos jurídicos e sociais decorrentes dessas condutas, tanto no que se refere aos consumidores lesados quanto às consequências legais enfrentadas pelos influenciadores. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e documental, com panorama na análise jurídica doutrinária, legislativa, jurisprudencial, livros e artigos científicos. Os resultados obtidos ao final da pesquisa são que este estudo possa contribuir para o debate jurídico contemporâneo, oferecendo subsídios para uma melhor regulamentação da atividade publicitária no ambiente digital e para a efetivação da proteção do consumidor no cenário das novas mídias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Alves da Silva, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Graduanda em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. 

Johnnatan Reges Viana, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Professor-Orientador. Graduado em Direito na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Especialista em Direito Público. Advogado. Docente na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – E-mail: 

Emanuel Vieira Pinto, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Professor, Escritor, Mestre em Gestão. Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré - UNIVC (2012 -2015 ). Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré Possui graduação em BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO pela Universidade Federal da Bahia (2004 - 2009). Possui graduação em Sociologia pela Universidade Paulista (2017-2020) Graduação em Pedagogia. FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (2021 - 2024) Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC e NUPEX FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP. ORCID: 0000-0003-1652-8152. 

Downloads

Publicado

2025-12-06

Como Citar

Silva, I. A. da, Viana, J. R., & Pinto, E. V. (2025). A RESPONSABILIDADE CIVIL DO INFLUENCIADOR DIGITAL POR PUBLICIDADE ENGANOSA NAS REDES SOCIAIS À LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 2220–2239. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22967