A RESPONSABILIDADE CIVIL DO INFLUENCIADOR DIGITAL POR PUBLICIDADE ENGANOSA NAS REDES SOCIAIS À LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Autores/as

  • Isadora Alves da Silva Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
  • Johnnatan Reges Viana Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
  • Emanuel Vieira Pinto Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22967

Palabras clave:

Responsabilidade Civil. Influenciadores digitais. Propaganda enganosa.

Resumen

A presente pesquisa tem como enfoque a análise da responsabilidade civil do influenciador digital por publicidade enganosa nas redes sociais à luz do Código de Defesa do Consumidor. O crescimento das mídias digitais e a ascensão dos influenciadores como agentes ativos na promoção de produtos e serviços têm provocado discussões relevantes sobre os limites legais da atuação desses sujeitos. Tomando-se como base tal premissa, emerge o seguinte questionamento: De que forma o judiciário poderá responsabilizar o influenciador digital em casos de divulgação de publicidade enganosa com base no Código de Defesa do Consumidor? Com base na problemática, o objetivo geral deste estudo é analisar a responsabilidade civil dos influenciadores digitais em face da veiculação de publicidades enganosas nas redes sociais, à luz do Código de Defesa do Consumidor. Para alcançar tal propósito, propõe-se, como objetivos específicos: contextualizar a legislação vigente aplicável à publicidade enganosa, com ênfase em sua aplicabilidade aos influenciadores digitais, apontar de que forma tais práticas interferem no comportamento do público-alvo, considerando as estratégias de marketing mais recorrentes; identificar os principais tipos de práticas enganosas e os fatores que contribuem para sua proliferação, e, por fim, avaliar os impactos jurídicos e sociais decorrentes dessas condutas, tanto no que se refere aos consumidores lesados quanto às consequências legais enfrentadas pelos influenciadores. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e documental, com panorama na análise jurídica doutrinária, legislativa, jurisprudencial, livros e artigos científicos. Os resultados obtidos ao final da pesquisa são que este estudo possa contribuir para o debate jurídico contemporâneo, oferecendo subsídios para uma melhor regulamentação da atividade publicitária no ambiente digital e para a efetivação da proteção do consumidor no cenário das novas mídias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isadora Alves da Silva, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Graduanda em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. 

Johnnatan Reges Viana, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Professor-Orientador. Graduado em Direito na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Especialista em Direito Público. Advogado. Docente na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – E-mail: 

Emanuel Vieira Pinto, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Professor, Escritor, Mestre em Gestão. Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré - UNIVC (2012 -2015 ). Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré Possui graduação em BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO pela Universidade Federal da Bahia (2004 - 2009). Possui graduação em Sociologia pela Universidade Paulista (2017-2020) Graduação em Pedagogia. FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (2021 - 2024) Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC e NUPEX FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP. ORCID: 0000-0003-1652-8152. 

Publicado

2025-12-06

Cómo citar

Silva, I. A. da, Viana, J. R., & Pinto, E. V. (2025). A RESPONSABILIDADE CIVIL DO INFLUENCIADOR DIGITAL POR PUBLICIDADE ENGANOSA NAS REDES SOCIAIS À LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 2220–2239. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22967