O PAPEL E OS DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA ANÁLISE NA REDE PÚBLICA

Autores

  • Vania Marinho Holanda Instituto superior de Teologia aplicada
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2322

Palavras-chave:

: Coordenador Pedagógico. Formação continuada. Núcleo Gestor.

Resumo

: Este trabalho aglutina de forma sucinta minha pesquisa de mestrado em Educação. Para tanto, foi embasado com as asseverações de pesquisadores em gestão escolar e políticas públicas educacionais, haja vista discutir alguns desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico no cotidiano da escola pública atual e tem como objetivo, refletir e estimular a discussão acerca desses obstáculos, os quais o distanciam do seu foco que é a formação continuada dos docentes na escola. A metodologia usada no desenvolvimento deste estudo foi a pesquisa bibliográficae detalhada em livros, artigos científicos publicados em sites na internet e fontes legais que são diretrizes para a educação nacional.  Realizou-se a coleta de dados a partir de um resumo de cada fonte utilizada e a seguir, foi feita uma releitura das obras, respeitando o entendimento de cada autor. Diante do exposto, pôde-se concluir que o coordenador deve ser o profissional mais qualificado para a realização da formação continuada no ambiente escolar, embora, seja consciente de que ainda é preciso aprender a lidar com os muitos desafios que ocorrem na função, o que pode ser minimizado através da ajuda imprescindível do núcleo gestor e dos demais funcionários da escola.

Biografia do Autor

Vania Marinho Holanda, Instituto superior de Teologia aplicada

Possui graduação em Formação de Professores para o Ensino Fundamental pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Maracanaú. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Possui especialização em Psicopedagogia Institucional pelo Instituto superior de Teologia aplicada (2010), Área de Educação. Ha 5 anos exerce a função de Coordenadora pedagógica na Escola Edson Queiroz em Maracanaú Ce. E-mail: vaniaholanda50@gmail.com.

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará.

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. E-mail: marcel.pordeus@aluno.uece.br.

 

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Holanda, V. M. ., & Pordeus, M. P. . (2021). O PAPEL E OS DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA ANÁLISE NA REDE PÚBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1191–1203. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2322