PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAFETIVA

Autores

  • Eduvia Cavalcante de Lima
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3178

Palavras-chave:

Afetividade. Cognição. Relações afetivas. Educação Infantil.

Resumo

Este artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana. O estudo a seguir procurou entender a função da afetividade na evolução da criança e a sua importância no cenário da Educação Infantil. A pesquisa se desenvolveu de acordo com a seguinte problemática: De que maneira as relações afetivas que se desenvolvem entre adultos e crianças e crianças-crianças podem ajudar com a evolução dos aprendizes no âmbito da Educação Infantil? Foram analisadas duas teorias dos grandes estudiosos da Psicologia do Desenvolvimento: Henri Wallon e Jean Piaget, que observaram que a afetividade e a cognição são de suma importância para o desenvolvimento da natureza humana. A afetividade é analisada por meio das relações de cuidado, nos métodos educativos, por meio de gestos, exaltações e também na evolução das crianças. O método utilizado nesse estudo foi a revisão bibliográfica de literatura, no qual averiguamos as assertivas de autores/pesquisadores que explanam a temática em questão.  Em suma, analisando que as influências afetivas entre crianças e professores devem ser analisadas como a base para a evolução geral das crianças, no qual o estudo da afetividade gera outro ponto de vista a respeito da prática pedagógica, não se limitando somente ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse viés, podemos concluir com a apreciação das pesquisas auferidas, que as relações afetivas atingem de forma direta no processo cognitivo e de aprendizagem dos educandos da Educação Infantil.

Biografia do Autor

Eduvia Cavalcante de Lima

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana-PY. E-mail: eduviacavalcante@yahoo.com.br.

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: marcel.pordeus@aluno.uece.br.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Lima, E. C. de ., & Pordeus, M. P. . (2021). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAFETIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1302–1320. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3178