PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAFETIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3178Palavras-chave:
Afetividade. Cognição. Relações afetivas. Educação Infantil.Resumo
Este artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana. O estudo a seguir procurou entender a função da afetividade na evolução da criança e a sua importância no cenário da Educação Infantil. A pesquisa se desenvolveu de acordo com a seguinte problemática: De que maneira as relações afetivas que se desenvolvem entre adultos e crianças e crianças-crianças podem ajudar com a evolução dos aprendizes no âmbito da Educação Infantil? Foram analisadas duas teorias dos grandes estudiosos da Psicologia do Desenvolvimento: Henri Wallon e Jean Piaget, que observaram que a afetividade e a cognição são de suma importância para o desenvolvimento da natureza humana. A afetividade é analisada por meio das relações de cuidado, nos métodos educativos, por meio de gestos, exaltações e também na evolução das crianças. O método utilizado nesse estudo foi a revisão bibliográfica de literatura, no qual averiguamos as assertivas de autores/pesquisadores que explanam a temática em questão. Em suma, analisando que as influências afetivas entre crianças e professores devem ser analisadas como a base para a evolução geral das crianças, no qual o estudo da afetividade gera outro ponto de vista a respeito da prática pedagógica, não se limitando somente ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse viés, podemos concluir com a apreciação das pesquisas auferidas, que as relações afetivas atingem de forma direta no processo cognitivo e de aprendizagem dos educandos da Educação Infantil.
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