DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E CIDADANIA LGBT: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES E PROGRAMAS DO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Gilney Matos Mota UNIASSELVI
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8314

Palavras-chave:

Gênero. Sexualidade. População LGBT. Educação. Direitos humanos.

Resumo

Este artigo é um recorte da minha tese de doutorado, com algumas atualizações científicas. Nesse sentido, tal temática se insere num contexto de problemática para a comunidade LGBTQIAP+, em que a discriminação, o preconceito e o déficit em políticas públicas que reconhece, respeita e enaltece a comunidade LGBT é um fator que atinge os direitos humanos, a educação e cidadania desse grupo. Nesse viés, em um país democrático, regido pela constituição brasileira é inaceitável que haja intolerância e violência com relação as diferenças sociais, materiais, culturais e de identidade de gênero, visto que o Brasil é um pais miscigenado e que abriga uma diversidade em todos os aspectos, sejam eles ligados a hábitos até ao próprio meio ambiente, entretanto, a injustiça e desigualdade são um desafio enfrentado pela comunidade LGBT e demais grupos interseccionais, visto que a disparidade econômica favorece uma minoria que detém grande parte das riquezas do pais e mantém alguns no estado de extrema pobreza, que enfrentam uma crise econômica, essa por sua vez está ligada a falta de oportunidade de emprego, o que ocasiona a violência, marginalidade, desnutrição e nível escolar baixíssimo, que são expressões de uma caótica administração dos recursos públicos.

Biografia do Autor

Gilney Matos Mota, UNIASSELVI

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (2008), sendo este bolsista da FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Gestão Escolar pela FIP;  Mestrado em Ciências da Educação - Universidad Interamericana (2016) e Doutor em Ciências da Educação - Universidad Interamericana (2019). Foi aluno do Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD) Universidad Interamericana . Atualmente é efetivo - Analista em Gestão Escolar da Secretaria de Educação de Pernambuco, convidado do Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais, professor convidado da Faculdade Kurios- FAK até 2018, e efetivo da Prefeitura Municipal de Crato. Atualmente professor convidado do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Tem experiência nas áreas de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação, Formação Continuada, AEE, Inclusão e Diversidade. 

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Conceito 4 CAPES. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Letras: Português / Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com projetos voltados para a Linguística de texto e Análise do Discurso Crítico (ADC). Membro do GETEME/PPGL (Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas e Metodológicas) da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC, com o estudo das Teorias e Métodos das Ciências Humanas e Sociais. Foi bolsista de Iniciação Científica do CLAEC/Fundação Araucária, com desenvolvimento do estudo: (Re)Configurações socioculturais em tempos de pandemia: práxis reflexiva sobre o Estado do Paraná/PR.

 

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Mota, G. M. ., & Pordeus, M. P. . (2023). DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E CIDADANIA LGBT: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES E PROGRAMAS DO ESTADO DO CEARÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 819–836. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8314