A EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Dayane da Silva Martins Faculdade Mauá
  • Francisco Cardoso Mendonça Faculdade Mauá
  • Ana Angélica da Silva Faculdade Mauá
  • Ana Paula da Silva Pereira de Oliveira Centro de Ensino Superior do Brasil
  • Aline Vieira da Silva
  • Hellen Caroline Costa Vieira

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23172

Palavras-chave:

Educação para a sexualidade. Escola. Gênero. Políticas públicas. Direitos humanos.

Resumo

A educação para a sexualidade no contexto escolar brasileiro constitui um campo marcado por disputas políticas, culturais e pedagógicas que influenciam diretamente sua implementação. Compreendida como dimensão essencial da formação humana integral, a sexualidade atravessa o cotidiano escolar e impacta a construção de identidades, relações sociais e processos de aprendizagem. Este estudo tem como objetivo analisar como a educação para a sexualidade é abordada no contexto escolar, investigando desafios institucionais, discursos predominantes, práticas pedagógicas e políticas públicas que interferem em sua efetivação, considerando possibilidades de construção de ambientes educativos seguros, inclusivos e democráticos. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e caráter exploratório, fundamentada em revisão bibliográfica, análise de documentos oficiais e estudos empíricos recentes sobre educação sexual, gênero e direitos humanos. O referencial teórico compreende a escola como instituição social em constante diálogo, e conflito, com a sociedade. Os resultados indicam que a educação para a sexualidade ocorre de forma fragmentada, frequentemente dependente da iniciativa individual de docentes, carecendo de respaldo institucional. Evidencia-se que o apoio da gestão escolar, a formação continuada e políticas públicas estruturadas são elementos centrais para a consolidação das práticas educativas. Conclui-se que a efetivação da educação para a sexualidade exige compromisso institucional e alinhamento aos princípios científicos, éticos e de direitos humanos, reafirmando o papel da escola na promoção da equidade, da proteção e da cidadania.

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Biografia do Autor

Dayane da Silva Martins, Faculdade Mauá

Graduanda concluinte do curso de Pedagogia pela Faculdade Mauá-GO.

Francisco Cardoso Mendonça, Faculdade Mauá

Professor Mestre Orientador do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Mauá-Go.

Ana Angélica da Silva, Faculdade Mauá

Pós-graduada. Instituição de vínculo (Faculdade Mauá GO).

Ana Paula da Silva Pereira de Oliveira, Centro de Ensino Superior do Brasil

Especialista em Psicopedagogia e neuropsicopedagogia pelo Centro de Ensino Superior do Brasil  – ICSH-CESB (Brasil). 

Aline Vieira da Silva

Mestre em Educação.

Hellen Caroline Costa Vieira

Especialista em Gestão e Tutoria.

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Publicado

2025-12-12

Como Citar

Martins, D. da S., Mendonça, F. C., Silva, A. A. da, Oliveira, A. P. da S. P. de, Silva, A. V. da, & Vieira, H. C. C. (2025). A EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4271–4284. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23172