EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Fernando Menezes Lima Universidad del Museo Social Argentino - UMSA
  • Maria Dulcinea da Silva Loureiro Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8706

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos. Educação emancipadora. Formação de Professores. Desenvolvimento profissional.

Resumo

A presente investigação parte da hipótese de que a temática da Educação em/para os Direitos Humanos não se encontra, ainda, presente de forma efetiva na formação inicial e continuada, nos currículos e nas práticas dos educadores da Educação Básica e do Ensino Superior. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que utiliza como metodologia o de estudo de caso, a revisão bibliográfica/estado da arte e a pesquisa documental. O objetivo aqui, é descritivo e exploratório do objeto em análise. Para o embasamento teórico, utilizou-se como referencial teórico, os autores Candau, Paulo Freire, Arroyo, Gatti, Brandão, Marcelo, entre outros, além dos documentos legais, nacionais e internacionais ligados diretamente ao foco temático. Neste sentido, surgiram vários questionamentos, como, entre outros: “Se e como” foi implementada a formação inicial e continuada dos (as) professores (as) em/para os Direitos Humanos na contemporaneidade? O que dizem as leis e políticas públicas sobre o direito a Educação em/para os Direitos Humanos? Qual o processo de evolução dos Direitos Humanos e ou da Educação em/para os Direitos Humanos na Educação Básica? De que forma os Direitos Humanos estão presentes na escola? Como resultado, verificou-se que tal discussão/reflexão pode ocorrer de forma interdisciplinar, disciplinar ou transversal, perpassando todos os componentes curriculares da instituição de forma mista, o que requer uma compreensão por parte do corpo docente e administrativo da escola acerca importância do trabalho com Direitos Humanos. Percebeu-se, portanto, uma mudança na auto percepção e na autoconsciência quanto aos Direitos Humanos, fruto de uma construção social, política e cultural da humanidade, bem como componente obrigatório da formação dos profissionais da educação, conforme artigo 8º da Resolução nº 1/2012 que estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Fernando Menezes Lima, Universidad del Museo Social Argentino - UMSA

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2273-4879.

Maria Dulcinea da Silva Loureiro, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8964-8273.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Lima, F. M. ., & Loureiro, M. D. da S. . (2023). EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1–20. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8706