EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8706Palabras clave:
Educação em Direitos Humanos. Educação emancipadora. Formação de Professores. Desenvolvimento profissional.Resumen
A presente investigação parte da hipótese de que a temática da Educação em/para os Direitos Humanos não se encontra, ainda, presente de forma efetiva na formação inicial e continuada, nos currículos e nas práticas dos educadores da Educação Básica e do Ensino Superior. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que utiliza como metodologia o de estudo de caso, a revisão bibliográfica/estado da arte e a pesquisa documental. O objetivo aqui, é descritivo e exploratório do objeto em análise. Para o embasamento teórico, utilizou-se como referencial teórico, os autores Candau, Paulo Freire, Arroyo, Gatti, Brandão, Marcelo, entre outros, além dos documentos legais, nacionais e internacionais ligados diretamente ao foco temático. Neste sentido, surgiram vários questionamentos, como, entre outros: “Se e como” foi implementada a formação inicial e continuada dos (as) professores (as) em/para os Direitos Humanos na contemporaneidade? O que dizem as leis e políticas públicas sobre o direito a Educação em/para os Direitos Humanos? Qual o processo de evolução dos Direitos Humanos e ou da Educação em/para os Direitos Humanos na Educação Básica? De que forma os Direitos Humanos estão presentes na escola? Como resultado, verificou-se que tal discussão/reflexão pode ocorrer de forma interdisciplinar, disciplinar ou transversal, perpassando todos os componentes curriculares da instituição de forma mista, o que requer uma compreensão por parte do corpo docente e administrativo da escola acerca importância do trabalho com Direitos Humanos. Percebeu-se, portanto, uma mudança na auto percepção e na autoconsciência quanto aos Direitos Humanos, fruto de uma construção social, política e cultural da humanidade, bem como componente obrigatório da formação dos profissionais da educação, conforme artigo 8º da Resolução nº 1/2012 que estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
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