A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FARMÁCIA COMUNITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19962

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Farmácia comunitária. Cuidado farmacêutico. Atenção à saúde. Promoção do uso racional de medicamentos.

Resumo

Este estudo buscou relatar uma experiência vivenciada durante o estágio supervisionado, etapa crucial na formação farmacêutica, permitindo a integração da teoria com a prática em contextos reais. O presente relato descreve as atividades realizadas em uma farmácia comercial no município de Redenção, Ceará, durante o estágio curricular obrigatório do curso de Bacharelado em Farmácia da UNILAB, entre agosto e novembro de 2023 e janeiro a maio de 2024. As ações desenvolvidas incluíram o acompanhamento farmacoterapêutico, promoção do uso racional de medicamentos, realização de oficinas educativas e organização logística de medicamentos. Essas atividades visaram não apenas o cuidado farmacêutico individualizado, mas também o fortalecimento da atenção à saúde coletiva, promovendo maior interação entre o farmacêutico e a comunidade. A experiência possibilitou o desenvolvimento de competências técnicas e éticas, destacando o papel do farmacêutico na promoção da saúde, na humanização do atendimento e na integração com outros profissionais da área. Os resultados evidenciam a relevância de uma formação prática sólida para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e fortalecer a assistência farmacêutica.

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Biografia do Autor

João Victor de Sousa Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Discente do curso de Farmácia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7839274610268508 Orcid: https://orcid.org/0009-0004-1843-6889.

Camila Lima da Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Discente do curso de Farmácia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7029802013399478. Orcid:  https://orcid.org/0009-0008-1050-2350.

Alexandre de Sousa Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Discente do curso de Farmácia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Lattes: https://lattes.cnpq.br/7393898910964651. Orcid: https://orcid.org/0009-0009-7818-5547.

Matheus Freire de Souza, Universidade de Fortaleza

Farmacêutico. Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9816284681962598 . Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5463-1209.

Marcelo Vítor de Paiva Amorim, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Farmacêutico. Doutor em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos. Professor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB.Lattes: http://lattes.cnpq.br/6323471692543395. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9178-5664.

Luanne Eugênia Nunes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Farmacêutica. Doutora em Ciências Farmacêuticas. Professora do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. http://lattes.cnpq.br/9146301553052343.Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6524-0994.

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Publicado

2025-06-18

Como Citar

Santos, J. V. de S., Costa, C. L. da, Silva, A. de S., Souza, M. F. de, Amorim, M. V. de P., & Nunes, L. E. (2025). A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FARMÁCIA COMUNITÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3932–3948. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19962