ALFABETIZAÇÃO: COMO CONSTRUIR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA NO 1º ANO

Autores

  • Francisca Maria de Jesus Universidad Del Sol
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3997

Palavras-chave:

Alfabetização. Metodologias de Ensino. Leitura e Escrita.

Resumo

Este artigo é um resumo da minha dissertação de mestrado na área educacional. Para tanto, o referido trabalho procura investigar como é construído o processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. A base fundamental que provocou a presente pesquisa certificou que, embora os progressos teóricos quanto a temática, o estudo corroborou para as estratégias de aprendizagens de educadores que envolvem a alfabetização, ainda existe professores que persistem com uso de tradicionais métodos de alfabetização, e com isso, adicionados a outros fatores, crianças enfrentam dificuldades ou até mesmo fracassam no aprendizado da leitura      e escrita. Assim, nos leva a questionar, seja qual for a maneira de alfabetização vale a pena? Com relação ao desenvolvimento, nos sustentamos na teoria da Psicogênese da língua escrita, nas argumentações sobre Alfabetização e Letramento. Participaram da pesquisa duas regentes titulares de suas salas de aula no 1º ano do Ensino Fundamental I, sendo uma da sala A e outra da sala B. Dos processos metodológicos efetuamos minientrevistas, logo após as aulas com as professoras, com a finalidade de entender como era realizado o trabalho em sala de aula. As observações foram feitas em cada turma (no início e no fim entre os meses     de fevereiro e junho de 2019). As crianças foram avaliadas com três tipos de atividades (escrita de palavras, leitura de palavras, leitura e produção textual) em dois momentos diferentes (no início e no final da pesquisa). Em relação a aprendizagem, os resultados atingidos pela a turma A tiveram um avanço significativo nos eixos avaliados, já a turma B mostrou que os alunos não progrediram consideravelmente.

Biografia do Autor

Francisca Maria de Jesus, Universidad Del Sol

Professora e mestra em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol. E-mail: fia-05@hotmail.com.

 

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Graduado em Letras: português / Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduando em Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). E-mail: marcel.pordeus@aluno.uece.br.

Downloads

Publicado

2022-02-02

Como Citar

Jesus, F. M. de ., & Pordeus, M. P. . (2022). ALFABETIZAÇÃO: COMO CONSTRUIR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA NO 1º ANO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1507–1519. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3997