A PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DA EJA ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DE PROJETOS

Autores

  • Cícero Romão de Andrade Amorim Universidad Interamericana
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5652

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Pedagogia de Projetos. Motivação. Gestão escolar., '

Resumo

Este estudo é um recorte da minha dissertação de mestrado, realizado na Universidad Interamericana, destaca o papel da gestão escolar na motivação dos alunos da EJA IV da EMEIF - Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Correia Lima, localizada, em Fortaleza-CE. A referida escola realiza uma série de atividades pedagógicas e projetos escolares com o intuito de motivar os alunos e, se não erradicar, pelo menos diminuir os casos de desistência ou abandono. Para tanto, recorre-se a alguns estudos de pesquisadores dessa temática, a exemplo de Paulo Freire, além de artigos disponibilizados na internet, bem como a legislação vigente, mormente à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº. 9.394/96, e Constituição Federal do Brasil de 1988. A metodologia deste estudo foi baseada em pesquisa bibliográfica e pesquisas de campo, realizada na escola citada, por meio de entrevistas semiestruturadas. Conclui-se, portanto, que a participação da gestão escolar na elaboração e aplicação dos projetos tem sido de fundamental importância, uma vez que se constata que as metodologias de projetos podem influenciar não só no resultado final do curso, como também na ampliação de oportunidades de aprovação dos cursistas, visto que promovem maior interesse e consequentemente maior aprendizado, aumentando, dessa forma, suas respectivas visões de mundo.

Biografia do Autor

Cícero Romão de Andrade Amorim, Universidad Interamericana

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará(1995), especialização em Gestão Escolar, com ênfase em Coordenação Pedagógica, pela faculdade Vale do Salgado (2012).  Mestrado em Ciências da Educação, pela Universidad Interamericana (2017). E-mail: romaociceroamorim@gmail.com.

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Conceito 4 CAPES. Graduado em Letras: Português / Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduando em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - (RS). Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC, com o estudo das Teorias e Métodos das Ciências Humanas e Sociais. Bolsista de Iniciação Científica do CLAEC/Fundação Araucária, com desenvolvimento do estudo: (Re)Configurações socioculturais em tempos de pandemia: práxis reflexiva sobre o Estado do Paraná/PR.  E-mail: marcelppordeus@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-06-02

Como Citar

Amorim, C. R. de A. ., & Pordeus, M. P. . (2022). A PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DA EJA ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DE PROJETOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 2277–2289. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5652