NECESSIDADE DA LEITURA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM

Autores

  • Selma Maria Siqueira Farias Universidade Interamericana
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1743

Palavras-chave:

Leitura. Ensino/Aprendizagem. Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo faz parte da minha pesquisa de mestrado, ao qual aglutinei alguns saberes juntamente com outros pesquisadores para formação de embasamento teórico. Nesse sentido, este trabalho objetiva num primeiro momento levantar dados bibliográficos que visem comprovar as implicações do processo de construção da leitura e consequentemente da escrita nos altos índices de repetência nas séries iniciais do ensino fundamental. A forma como aprendemos a ler na infância determina os usos que lhe damos na idade adulta. Se a ênfase é dada apenas à parte mecânica, será difícil, para o aprendiz perceber a gama de possibilidades e significados, julgando a leitura um meio para fins restritos. A leitura exerce um papel fundamental não só na pré-escola, mas também nas demais etapas do processo escolar pela parcela de responsabilidade na formação do leitor. A falta de leitura provoca problemas graves na expressão escrita, dificultando o ensino-aprendizagem, por exemplo, da redação. O hábito de leitura, contudo, só consegue ter êxito se associado ao prazer, ao jogo e à arte, de modo que o leitor se sinta motivado em contato com formas de comunicação que caracterizam a arte da palavra.

Biografia do Autor

Selma Maria Siqueira Farias, Universidade Interamericana

Professora e mestra em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana. E-mail: ceumare@yahoo.com.br

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará

Professor e mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE. E-mail: marcel.pordeus@aluno.uece.br

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Farias, S. M. S. . ., & Pordeus, M. P. (2021). NECESSIDADE DA LEITURA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1033–1046. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1743