NECESSIDADE DA LEITURA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1743Palabras clave:
Leitura. Ensino/Aprendizagem. Ensino Fundamental.Resumen
Este artigo faz parte da minha pesquisa de mestrado, ao qual aglutinei alguns saberes juntamente com outros pesquisadores para formação de embasamento teórico. Nesse sentido, este trabalho objetiva num primeiro momento levantar dados bibliográficos que visem comprovar as implicações do processo de construção da leitura e consequentemente da escrita nos altos índices de repetência nas séries iniciais do ensino fundamental. A forma como aprendemos a ler na infância determina os usos que lhe damos na idade adulta. Se a ênfase é dada apenas à parte mecânica, será difícil, para o aprendiz perceber a gama de possibilidades e significados, julgando a leitura um meio para fins restritos. A leitura exerce um papel fundamental não só na pré-escola, mas também nas demais etapas do processo escolar pela parcela de responsabilidade na formação do leitor. A falta de leitura provoca problemas graves na expressão escrita, dificultando o ensino-aprendizagem, por exemplo, da redação. O hábito de leitura, contudo, só consegue ter êxito se associado ao prazer, ao jogo e à arte, de modo que o leitor se sinta motivado em contato com formas de comunicação que caracterizam a arte da palavra.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY