ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PARA PROMOÇÃO DE UM ENSINO DE CIÊNCIAS COM SIGNIFICADO

Autores

  • Flávio Henrique Baptista Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRj

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6097

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Alfabetização Científica. Temas geradores. Cidadania. Tecnologia. Paulo Freire.

Resumo

Para atender as especificidades da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o ensino de ciências precisa compreender aspectos didáticos e pedagógicos, que atendam a função social e reparadora pretendida pela modalidade de ensino. Este ensaio tem como objetivo apresentar a Educação CTS, fundamentada na pedagogia de Paulo Freire, como alternativa para um ensino de ciências com significado na EJA. Através da pesquisa bibliográfica, tendo a Educação CTS como referencial, e a análise de documentos normativos, buscasse formas de promover um ensino de ciências que promova a formação para cidadania, pretendida na modalidade EJA. A inclusão de temas geradores, de relevância social ao ensino ciências, somados a interdisciplinaridade, favorecem a contextualização e consequentemente o aprendizado, contribuindo para a alfabetização científica. Este aprendizado é compreendido como fundamental para formação de cidadãos críticos, tomadores de decisão, capazes de contribuir no debate público a respeito de ciência e tecnologia, meio ambiente, educação e direcionamento de recursos. Os desafios apresentados na modalidade EJA, demandam educadores cientes de sua função social, comprometidos com o contexto escolar no qual estão  inseridos.

Biografia do Autor

Flávio Henrique Baptista, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRj

Graduação em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio De Janeiro, Brasil Título: Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educação de Jovens e Adultos: Para um ensino de ciências com significado Orientador: Zuleica de Moraes Borges. E-mail: flaviohbiol@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Baptista, F. H. . (2022). ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PARA PROMOÇÃO DE UM ENSINO DE CIÊNCIAS COM SIGNIFICADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1617–1635. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6097