ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PARA PROMOÇÃO DE UM ENSINO DE CIÊNCIAS COM SIGNIFICADO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6097Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Alfabetização Científica. Temas geradores. Cidadania. Tecnologia. Paulo Freire.Resumo
Para atender as especificidades da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o ensino de ciências precisa compreender aspectos didáticos e pedagógicos, que atendam a função social e reparadora pretendida pela modalidade de ensino. Este ensaio tem como objetivo apresentar a Educação CTS, fundamentada na pedagogia de Paulo Freire, como alternativa para um ensino de ciências com significado na EJA. Através da pesquisa bibliográfica, tendo a Educação CTS como referencial, e a análise de documentos normativos, buscasse formas de promover um ensino de ciências que promova a formação para cidadania, pretendida na modalidade EJA. A inclusão de temas geradores, de relevância social ao ensino ciências, somados a interdisciplinaridade, favorecem a contextualização e consequentemente o aprendizado, contribuindo para a alfabetização científica. Este aprendizado é compreendido como fundamental para formação de cidadãos críticos, tomadores de decisão, capazes de contribuir no debate público a respeito de ciência e tecnologia, meio ambiente, educação e direcionamento de recursos. Os desafios apresentados na modalidade EJA, demandam educadores cientes de sua função social, comprometidos com o contexto escolar no qual estão inseridos.
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