A EDUCAÇÃO PARA A PAZ E OS DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVAS TRANSDISCIPLINARES E INTEGRADORAS
https://doi.org/10.29327/211653.6.1-2
Palavras-chave:
Direitos. Paz. Educação.Resumo
A Educação para a Paz (EP) como campo de estudo e pesquisa tem suas origens ligadas aos movimentos de Cultura de Paz e Direitos Humanos, especialmente na Europa do período pós-guerra (1939-1945), relacionada à criação da Organização das Nações Unidas (1945) e a adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Como campo de estudo, a EP baseia em conceitos como: violência direta e violência estrutural, desenvolvimento, democracia, cidadania, meio ambiente entre outros, demonstrando seu caráter amplo, plural e complexo, diante de um mundo de injustiças, desigualdade e exploração econômica. No contexto brasileiro e latino-americano, Paulo Freire (1985) declarou que a paz só é possível com a superação das realidades sociais perversas e com justiça social. Portanto, paz e direitos humanos são complementares, uma vez que a dignidade humana como pressuposto dos direitos humanos tem, como finalidade, o sentido de paz enquanto realização humana plena. Com estas balizas, foi construída a proposta do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná (NEP/UEPG), que atua na formação de profissionais considerando cinco eixos: valores humanos, direitos humanos, conflitologia, ecoformação e vivências/convivências significativas. Este artigo pontua as ações do NEP/UEPG, discutindo sua proposta transdisciplinar, que aponta tanto para a construção científica quanto para práticas pedagógicas cotidianas.
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