LEITURA E ESCRITA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Maria da Guia Torres Bispo da Silva Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.12180

Palavras-chave:

Leitura. Letramento. Linguagem.

Resumo

A Educação do Campo envolve a oferta de ensino em áreas rurais, considerando as particularidades e necessidades das comunidades agrícolas. A leitura e escrita são fundamentais nesse contexto, mas enfrentam desafios específicos, como a distância das escolas, recursos limitados e a diversidade cultural. Para promover a alfabetização nessas áreas, é crucial adotar abordagens que valorizem os gêneros textuais, conectem os conhecimentos tradicionais com os conteúdos escolares e levem em conta a realidade dos alunos. Isso pode ser feito por meio de práticas pedagógicas contextualizadas, que usem materiais didáticos relevantes e incentivem a participação ativa das comunidades no processo educativo. Tecnologias também podem ser aliadas, permitindo acesso a conteúdos educacionais mesmo em locais remotos. Além disso, a formação de professores é essencial para que eles possam desenvolver metodologias adequadas e sensíveis à realidade do campo, fortalecendo a educação e a valorização da leitura e escrita nesse contexto.

 

Biografia do Autor

Maria da Guia Torres Bispo da Silva, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.  Pós-graduação em Administração Escolar- A Vez do Mestre.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Professora da pós-graduação em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

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Publicado

2024-04-03

Como Citar

Silva, M. da G. T. B. da, & Santos, M. P. M. dos. (2024). LEITURA E ESCRITA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 385–396. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.12180