O AUMENTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NOS ÚLTIMOS ANOS

Autores

  • Adriana Lin Gonçalves Universidad Nacional de Rosário

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17741

Palavras-chave:

Graduação. Modalidade. Educação à Distância. Inteligência Artificial

Resumo

Este artigo de pesquisa utilizou uma metodologia quantitativa com análise, na base de dados do INEP, que permitiu compreender detalhadamente e melhor o aumento significativo de matrículas em cursos universitários a distância nos últimos anos, e também uma metodologia qualitativa com pesquisa bibliográfica. O objetivo geral do artigo é: compreender a evolução histórica da educação a distância no Brasil e quando ela foi implementada. E com objetivos específicos: compreender o crescimento desta modalidade hoje; analisar por que os alunos optam pelo ensino a distância; explicar a importância do uso de ferramentas de inteligência artificial no ensino universitário (EaD). Ao longo dos anos e graças ao uso das tecnologias digitais, a oferta de cursos universitários nesta modalidade aumentou consideravelmente, mas abriu novas perspectivas educacionais. Atualmente são oferecidos diplomas de qualidade, interessantes e atrativos, com ferramentas digitais estimulantes, acessíveis de qualquer lugar, garantindo o acesso ao Ensino Superior a grande parte da população.

Biografia do Autor

Adriana Lin Gonçalves, Universidad Nacional de Rosário

Doutora em Educação pela Universidad Nacional de Rosario - Argentina. Especialista em Educação da SEEDUC/RJ e Diretora Escolar da SEMED/PCNI.

Downloads

Publicado

2025-01-08

Como Citar

Gonçalves, A. L. (2025). O AUMENTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NOS ÚLTIMOS ANOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 485–495. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17741