O ASPECTO SOCIAL E METODOLÓGICO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO CONTRIBUINDO PARA O AUMENTO DA AVALIAÇÃO DO IDEB DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DOS ANOS DE 2011 ATÉ 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17840

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Avaliação. Educação Escolar.

Resumo

 


O presente artigo de investigação utilizou o método qualitativo de estudo de caso de uma escola pública municipal, que ajudou a entender com detalhes sobre o assunto e favoreceu com eficiência os resultados do IDEB. Tendo como objetivos do estudo: analisar o projeto na Unidade Escolar; acompanhar e avaliar as etapas desenvolvidas e compreender a evolução da meta observada na avaliação do IDEB da Instituição de Ensino. Esse estudo de caso compreendeu os anos  de 2011 até 2017, que foi acompanhado pela gestão escolar e sua equipe, sendo o Projeto Mais Educação. Um projeto desenvolvido pelo governo federal com os estados e municípios, que buscou socializar e construir conhecimento e, como consequência, também favoreceu na recuperação dos índices da avaliação do sistema federal, estabelecendo novas metas para melhorar o ensino. O ponto essencial  era a avaliação constante de todo o projeto, como forma de acompanhamento para atingir uma Educação de qualidade. Todos acompanhavam as etapas, favorecendo um ensinar e aprender com êxito. Orientando com metodologias ativas  para atingir perspectivas positivas, atuais e formadora de opinião. Uma avaliação diagnóstica voltada para fornecer informações visando transformar de forma positiva o processo educacional.

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Biografia do Autor

Adriana Lin Gonçalves, Universidade Nacional de Rosario

Doutora em Educação pela Universidade Nacional de Rosario - Argentina. Especialista em Educação da SEEDUC/RJ e Diretora Escolar da SEMED/PCNI.  https://orcid.org/0009-0006-0603-6612

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Publicado

2025-01-13

Como Citar

Gonçalves, A. L. (2025). O ASPECTO SOCIAL E METODOLÓGICO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO CONTRIBUINDO PARA O AUMENTO DA AVALIAÇÃO DO IDEB DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DOS ANOS DE 2011 ATÉ 2017. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 878–892. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17840