DIDÁTICA, UM NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR VISANDO UMA QUALIDADE NO ENSINO

Autores

  • Adriana Lin Gonçalves Universidade Nacional de Rosário- Argentina

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4975

Palavras-chave:

Ensino. Didática. Aprendizagem. Professor. Aluno. Escola. Transformação social.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo a escolha de dois temas que vão ser tratados no decorrer do trabalho sendo didática e ensino. Discutir sobre esse binômio didática e ensino que são inseparáveis no processo educacional, trabalhar conceitos, debater o campo da didática e os distintos paradigmas, relatar brevemente alguns problemas de ensino e descrever a relação entre didática e currículo. Logo no início do trabalho, refletir um pouco sobre a origem da didática surgindo com Comenius (1592-1670) com a Didáctica Magna.O Ensino é ação e o efeito de ensinar ou trnsmitir conhecimento para o aluno, através de meios e técnicas. Já a Didática é comprometida com as questões concretas da prática docente, com as expectativas e os interesses dos alunos. A Didática é uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem que acontece dentro da sala de aula com a interação professor e aluno. Esses dois binômio trabalhados de maneira eficiente e eficaz durante o processo pedagógico contribuem para a formação cidadã e promove a transformação do meio social para o bem comum. Para que o processo educacional aconteça de forma satisfatória e produtiva devemos sempre repensar a prática docente de acordo com a realidade do aluno, com o intuito de melhoria da aprendizagem e contribuindo para a formação de um cidadão crítico e participativo para a transformação social.

Biografia do Autor

Adriana Lin Gonçalves, Universidade Nacional de Rosário- Argentina

Doutoranda em Educação pela  Universidade Nacional de Rosário- Argentina.  Professora Inspetora Escolar da SEEDUC/RJ e Diretora Geral da EM Dr Juvenil de Souza Lopes da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu/RJ. adrianalin@educacao.rj.gov.br.

Downloads

Publicado

30/04/2022

Como Citar

Gonçalves, A. L. . (2022). DIDÁTICA, UM NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR VISANDO UMA QUALIDADE NO ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 485–494. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4975