PROVA BRASIL: OS DESAFIOS PARA UMA VERDADEIRA AVALIAÇÃO NAS ESCOLA PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17841

Palavras-chave:

Prova Brasil. Avaliação Educacional. Políticas Educacionais. Aprimoramento Metodológico. Fatores Externos.

Resumo

Este artigo aborda a Prova Brasil como uma avaliação educacional essencial no cenário das escolas públicas brasileiras, analisando seus desafios e impactos em políticas educacionais. Inicia com uma introdução à importância dessa prova na medição da qualidade do ensino básico, destacando sua relevância para o diagnóstico educacional e a formulação de políticas públicas. A pesquisa aborda a metodologia da prova, descrevendo seus objetivos, estrutura e procedimento de coleta e análise de dados. Em seguida, são discutidos os fatores externos que influenciam os resultados da avaliação e suas repercussões nas decisões de investimento em educação. O artigo oferece uma análise crítica sobre as limitações e pontos fortes da Prova Brasil, propondo estratégias para seu aprimoramento e sugerindo melhorias na metodologia. Finalmente, o estudo apresenta recomendações práticas para a melhoria da avaliação educativa no Brasil e sintetiza os principais pontos abordados ao longo do artigo.

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Biografia do Autor

Adriana Lin Gonçalves, Universidade Nacional de Rosario

Doutora em Educação pela Universidade Nacional de Rosario - Argentina. Especialista em Educação da SEEDUC/RJ e Diretora Escolar da SEMED/PCNI. https://orcid.org/0009-0006-0603-6612.

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Publicado

2025-01-14

Como Citar

Gonçalves, A. L. (2025). PROVA BRASIL: OS DESAFIOS PARA UMA VERDADEIRA AVALIAÇÃO NAS ESCOLA PÚBLICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1002–1017. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17841