ENCCEJA: UMA AVALIAÇÃO PARA CONTINUIDADE DE ESTUDOS. DESAFIOS E OBSTÁCULOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17844

Palavras-chave:

ENCCEJA. Educação de Jovens e Adultos. Ensino Fundamental. Ensino Médio. Inclusão Educacional. Desafios Educacionais.

Resumo

 

Este artigo aborda o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), um teste criado para assegurar a continuação dos estudos para aqueles que não concluíram o ensino fundamental ou médio no tempo apropriado. No Brasil, o ENCCEJA desempenha um papel crucial ao proporcionar uma nova oportunidade para milhões de pessoas retomarem seus estudos, proporcionando-lhes novos horizontes tanto na vida pessoal quanto na trajetória profissional. O texto aborda a avaliação, considerando seu histórico, avanço e os componentes estruturais que a compõem. Posteriormente, foram apresentados os impactos e benefícios que esta avaliação proporcionou aos participantes, enfatizando como ela tem contribuído para o avanço educacional e social. O texto, além de enfatizar seus aspectos positivos, também discute os desafios que o ENCCEJA enfrenta, como a falta de divulgação adequada que limita o alcance potencial do programa. Finalmente, são propostas melhorias e ideias futuras, incluindo ideias para a inclusão de novos campos de estudo, visando aprimorar a estrutura e a eficácia da avaliação. Esta análise ressalta a importância de políticas governamentais voltadas para a educação inclusiva, enfatizando o ENCCEJA como uma ferramenta crucial para a promoção da equidade educacional no Brasil.

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Biografia do Autor

Adriana Lin Gonçalves, Universidad Nacional de Rosário

Doutora em Educação pela Universidade Nacional de Rosario - Argentina. Especialista em Educação da SEEDUC/RJ e Diretora Escolar da SEMED/PCNI. https://orcid.org/0009-0006-0603-6612.

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

Gonçalves, A. L. (2025). ENCCEJA: UMA AVALIAÇÃO PARA CONTINUIDADE DE ESTUDOS. DESAFIOS E OBSTÁCULOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1563–1577. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17844