AVALIAÇÃO PISA: UMA COMBINAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ALUNOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18648

Palavras-chave:

Educação. Tecnologia Digital. PISA. Design Instrucional.

Resumo

O artigo em questão utiliza pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa para examinar o impacto e a implementação das tecnologias digitais no campo educacional, enfatizando sua ligação com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e a criação de experiências de aprendizagem significativas. O objetivo geral deste estudo é discutir a importância da tecnologia digital na educação. Objetivos específicos: Examinar a contribuição da tecnologia para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico; compreender como a avaliação PISA é utilizada como recurso digital; investigar os princípios do design instrucional e dos recursos digitais que podem facilitar a aprendizagem. O texto discute que as tecnologias digitais têm capacidade de transformar a educação, enfatizando a relevância de políticas educacionais inclusivas e de apoio contínuo a professores e alunos. A transformação digital visa capacitar todos os alunos para prosperarem num universo digital e conectado, equilibrando inovação e equidade para um sucesso contínuo na educação. Apresenta também exemplos de sucesso de países como Singapura, Finlândia e Coreia do Sul, demonstrando que a implementação de tecnologias pode melhorar o desempenho acadêmico. Além disso, aborda desafios como a exigência de acesso equitativo e a formação de educadores.

Downloads

Biografia do Autor

Adriana Lin Gonçalves, Universidad Nacional de Rosario

Doutora em Educação pela Universidad Nacional de Rosario - Argentina. Especialista em Educação da SEEDUC/RJ e Diretora Escolar da SEMED/PCNI. https://orcid.org/0009-0006-0603-6612.

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Gonçalves, A. L. (2025). AVALIAÇÃO PISA: UMA COMBINAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ALUNOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 645–653. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18648