AVALIAÇÃO PISA: UMA COMBINAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18648Palavras-chave:
Educação. Tecnologia Digital. PISA. Design Instrucional.Resumo
O artigo em questão utiliza pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa para examinar o impacto e a implementação das tecnologias digitais no campo educacional, enfatizando sua ligação com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e a criação de experiências de aprendizagem significativas. O objetivo geral deste estudo é discutir a importância da tecnologia digital na educação. Objetivos específicos: Examinar a contribuição da tecnologia para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico; compreender como a avaliação PISA é utilizada como recurso digital; investigar os princípios do design instrucional e dos recursos digitais que podem facilitar a aprendizagem. O texto discute que as tecnologias digitais têm capacidade de transformar a educação, enfatizando a relevância de políticas educacionais inclusivas e de apoio contínuo a professores e alunos. A transformação digital visa capacitar todos os alunos para prosperarem num universo digital e conectado, equilibrando inovação e equidade para um sucesso contínuo na educação. Apresenta também exemplos de sucesso de países como Singapura, Finlândia e Coreia do Sul, demonstrando que a implementação de tecnologias pode melhorar o desempenho acadêmico. Além disso, aborda desafios como a exigência de acesso equitativo e a formação de educadores.
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