ENEM: UM CONSTANTE DESAFIO PARA OS JOVENS BRASILEIROS. CERTEZAS OU DÚVIDAS PARA UMA VAGA AO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17839

Palavras-chave:

ENEM. Democratização da Educação. Avanços Tecnológicos. Ensino Superior.

Resumo

Este artigo busca discutir a enorme relevância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no contexto educacional brasileiro, focando nas diversas transformações pelas quais ele passou desde a sua criação. Demonstra a relevância do ENEM como um caminho para o ensino superior, sua contribuição para a democratização da educação e sua função no Sistema de Seleção Unificada (SISU). O texto também discute as potenciais melhorias e desafios associados ao exame, tratando de tópicos como segurança, transparência e o impacto nas desigualdades sociais existentes em várias partes do país. O estudo, além de abordar as críticas do exame, propõe reflexões sobre possíveis avanços tecnológicos e metodológicos futuros que podem ter um impacto positivo na sua utilização. Esta pesquisa analisa e busca entender a relevância do ENEM, destacando seu impacto na vida dos jovens brasileiros e no sistema educacional brasileiro.

 

Biografia do Autor

Adriana Lin Gonçalves, Universidad Nacional de Rosário

Doutora em Educação pela Universidade Nacional de Rosario - Argentina. Especialista em Educação da SEEDUC/RJ e Diretora Escolar da SEMED/PCNI. 

Downloads

Publicado

2025-01-09

Como Citar

Gonçalves, A. L. (2025). ENEM: UM CONSTANTE DESAFIO PARA OS JOVENS BRASILEIROS. CERTEZAS OU DÚVIDAS PARA UMA VAGA AO ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 733–748. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17839