TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL: O ASCENDENTE ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Autores

  • Wilma Freire Arriel Pereira Escola do Futuro do Estado de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12755

Palavras-chave:

EaD. Crescimento Educacional. Educação Superior.

Resumo

O cenário educacional brasileiro passou por uma significativa transformação com o crescimento expressivo do Ensino a Distância (EaD) na última década. Dados do Censo da Educação Superior de 2021 revelam um aumento de 474% no EaD de 2011 a 2021, tornando o Brasil um grande mercado global dessa modalidade. A expansão da internet, aumento da oferta, redução de custos e flexibilidade foram catalisadores desse fenômeno. Este artigo explora não apenas o crescimento quantitativo do EaD, mas também os motivadores subjacentes e os desafios associados. Benefícios como democratização do acesso, flexibilidade e possibilidade de estudar em qualquer lugar do país são evidentes. Porém, surgem desafios relacionados a qualidade, adaptação legislativa e regulamentação eficiente. Essa análise abrange dados quantitativos sobre ingressantes em cursos de graduação, a evolução nas matrículas na rede privada e detalhes específicos sobre cursos superiores de tecnologia. O EaD destaca-se em cursos como Gestão de Recursos Humanos e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A contextualização global situa o Brasil como o quarto maior mercado de EaD, ressaltando sua singularidade. Como benefícios, incluem a democratização do acesso, a flexibilidade, a qualidade e a regulamentação eficiente, são cruciais.

Biografia do Autor

Wilma Freire Arriel Pereira, Escola do Futuro do Estado de Goiás

Graduada em Administração pela Faculdade Padrão (2007), Pedagogia para Graduados pela Faculdade ÚNICA (2022), Licenciada em Pedagogia pela Faculdade ÚNICA (2023), MBA em Gestão de Cidades e Agronegócios pela Universidade Cândido Mendes (2021), Especialização em Políticas e Gestão da Educação Profissional Tecnológica pelo Instituto Federal de Goiás (2023).

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

Pereira, W. F. A. (2024). TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL: O ASCENDENTE ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 315–328. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12755