O SERIAL KILLER SOB UMA PERSPECTIVA PSICOLÓGICA E CRIMINAL: ESTUDO DE CASO DO ASSASSINO DA LUZ VERMELHA

Autores

  • Eudvânia Natália Passos da Silva Centro Universitário Santo Agostinho- UNIFSA
  • Rodrigo Araújo Saraiva Centro Universitário Santo Agostinho- UNIFSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10158

Palavras-chave:

Serial killer. Direito penal. Psicopatia. Assassino.

Resumo

Este trabalho científico tem como objetivo abordar a luz da psicologia e o direito penal criminal em relação ao serial killer, quanto aos desafios em identifica-los e criminaliza-los. Através do estudo bibliográfico foi feita uma análise sob a perspectiva de como o ordenamento jurídico reconhece os assassinos em série, assim como os diagnósticos de acordo com estudos em relação a psicopatia, bem como, a sociopatia. Conceituando sobre a culpabilidade, quanto as suas definições e como são aplicados ao serial killer. Alhures em trazer seus elementos, abordando as diferenças quanto a imputabilidade, inimputabilidade e semi-imputabilidade. Por fim, foi feita um estudo de caso sobre João Acácio Pereira da Costa, mais conhecido como Assassino da Luz Vermelha.  

Biografia do Autor

Eudvânia Natália Passos da Silva, Centro Universitário Santo Agostinho- UNIFSA

Bacharelanda em Direito – Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).

Rodrigo Araújo Saraiva, Centro Universitário Santo Agostinho- UNIFSA

Professor e Orientador do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Mestre em Criminologia pela Universidade Fernando Pessoa – Porto/Portugal. Especialista em Direito Civil e Processo Civil. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.  

 

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Silva, E. N. P. da, & Saraiva, R. A. (2023). O SERIAL KILLER SOB UMA PERSPECTIVA PSICOLÓGICA E CRIMINAL: ESTUDO DE CASO DO ASSASSINO DA LUZ VERMELHA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 3481–3499. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10158