O ACESSO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS BARREIRAS E PROPOSTAS DE SOLUÇÕES INCLUSIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19377Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista (TEA). Educação Inclusiva. Barreiras Educacionais. Capacitação de Educadores. Adaptação Curricular. Acessibilidade Educacional. Inclusão Escolar.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as barreiras educacionais enfrentadas por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no acesso à educação regular, bem como as propostas de soluções inclusivas que possam melhorar o processo de aprendizagem e socialização desses alunos. A pesquisa revela que, apesar dos avanços legislativos e das políticas públicas voltadas para a educação inclusiva, ainda existem desafios significativos, como a falta de capacitação dos educadores, a ausência de recursos pedagógicos adequados e a exclusão social dentro do ambiente escolar. Além disso, a pesquisa aponta a necessidade de adaptação curricular, formação continuada dos professores, infraestrutura adequada e suporte psicológico como estratégias para promover uma inclusão eficaz. As políticas públicas de educação inclusiva desempenham um papel fundamental, mas precisam ser acompanhadas por ações práticas nas escolas para que se tornem efetivas. O estudo conclui que a diversidade deve ser vista como um valor e não como um obstáculo, e que a inclusão escolar é fundamental para garantir o direito à educação de todas as crianças, independentemente de suas diferenças.
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