A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA PARA O APRENDIZADO DO ALUNO

Autores

  • Elimeire Alves de Oliveira FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
  • Josieli da Silva Santos FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
  • Tamirys Vitória Simões Pereira FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
  • Amanda da Silva Cuim FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
  • Melka Carolina Catellan FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
  • Vinícius Guiraldelli Barbosa FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8147

Palavras-chave:

Participação dos pais. Família e escola. Processo ensino e aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho visou demonstrar a importância da integração família e escola com vistas à melhoria do processo ensino aprendizagem. Para tanto foram descritos os papeis da família e da escola na formação do indivíduo, demonstrando a importância dessas instituições no desenvolvimento do indivíduo e como um trabalho articulado entre elas proporciona a melhoria na aprendizagem do aluno e na formação do indivíduo enquanto cidadão. Também foram identificadas formas de fomentar a participação dos pais na vida escolar do aluno. Para elaboração da pesquisa utilizou-se a metodologia qualitativa, descritiva e exploratória, mediante o levantamento de livros, documentos de legislação e artigos.

Biografia do Autor

Elimeire Alves de Oliveira, FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

Docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI. Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Advogada. Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Graduada em Direito (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV).

Josieli da Silva Santos, FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

Tamirys Vitória Simões Pereira, FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

Amanda da Silva Cuim, FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

Docente no Curso de Pedagogia na Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensinos e Processos formativos (UNESP). Professora de Educação Básica na rede Municipal de Votuporanga-SP. Graduada em Pedagogia (Centro Universitário de Votuporanga).

Melka Carolina Catellan, FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

Professora da Rede Pública do Estado de São Paulo   FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI. Docente e Coordenadora dos Estágios da Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI. Mestre em Matemática (UNESP). Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade. Graduada em Matemática (UNESP). Graduada em Pedagogia (CESC).

Vinícius Guiraldelli Barbosa, FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

Docente nos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Recursos Humanos da Faculdade e Coordenador de Extensão da Faculdade FUTURA — GRUPO EDUCACIONAL FAVENI.  Graduado em Ciências Contábeis (UNIFEV); Graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Oliveira, E. A. de ., Santos, J. da S. ., Pereira, T. V. S. ., Cuim, A. da S. ., Catellan, M. C. ., & Barbosa, V. G. . (2023). A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA PARA O APRENDIZADO DO ALUNO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 119–130. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8147