OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O RECONHECIMENTO DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores

  • Ana Carolina Alves Ramos de Oliveira Faculdade Futura
  • Ana Julia Alves Faculdade Futura
  • Gisele Foresto Moraes Faculdade Futura
  • Elimeire Alves de Oliveira Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2200

Palavras-chave:

Altas Habilidades. Superdotação. Formação Docente.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral compreender a importância da formação docente para o reconhecimento dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação, diante da necessidade de um tratamento diferenciado que eles possuem, direito reconhecido por lei, com vistas à equidade. Como objetivos específicos levantar a legislação que ampara esse direito, compreender o conceito de Altas Habilidades e/ou Superdotação; levantar quais os principais mitos e preconceitos que envolvem o assunto e que dificultam o trabalho docente, com vistas ao desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, de fonte bibliográfica, por meio da leitura de autores que versam sobre o assunto, como  Alencar (2007);   Godoy et al. (2010); Perez  (2017); Freitas; Pérez (2012); Franson e Watzlawick (2016); Renzulli (2014); Virgolin (2014), Também será utilizada fonte documental, em que serão analisadas legislações importantes para a compreensão da trajetória das políticas públicas inclusivas como a Constituição Federal do Brasil (BRASIL, 1988); Lei de Diretrizes de Bases da Educação 9394/96 (BRASIL, 1996); Lei 13.234/15,  que tratam do atendimento dos alunos com altas habilidades ou superdotação na Educação Básica e no Ensino superior.

Biografia do Autor

Ana Carolina Alves Ramos de Oliveira, Faculdade Futura

Graduanda de Pedagogia pela Faculdade Futura. E-mail: anacarolina.cosmo@hotmail.com.

Ana Julia Alves, Faculdade Futura

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Futura. E-mail:juliaa.alves56@outlook.com.

Gisele Foresto Moraes, Faculdade Futura

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Futura. E-mail: gisele_foresto@hotmail.com.

Elimeire Alves de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Direito (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV) Especialista em gestão escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. E-mail elimeire@faculdadefutura.com.br. R:Angelo Bereta nº3205 Bairro: Friozi – Votuporanga/SP.

Downloads

Publicado

30/09/2021

Como Citar

Oliveira, A. C. A. R. de ., Alves, A. J. ., Moraes, G. F. ., & Oliveira, E. A. de . (2021). OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O RECONHECIMENTO DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 314–324. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2200

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)