OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O RECONHECIMENTO DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2200Palabras clave:
Altas Habilidades. Superdotação. Formação Docente.Resumen
O presente artigo tem como objetivo geral compreender a importância da formação docente para o reconhecimento dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação, diante da necessidade de um tratamento diferenciado que eles possuem, direito reconhecido por lei, com vistas à equidade. Como objetivos específicos levantar a legislação que ampara esse direito, compreender o conceito de Altas Habilidades e/ou Superdotação; levantar quais os principais mitos e preconceitos que envolvem o assunto e que dificultam o trabalho docente, com vistas ao desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, de fonte bibliográfica, por meio da leitura de autores que versam sobre o assunto, como Alencar (2007); Godoy et al. (2010); Perez (2017); Freitas; Pérez (2012); Franson e Watzlawick (2016); Renzulli (2014); Virgolin (2014), Também será utilizada fonte documental, em que serão analisadas legislações importantes para a compreensão da trajetória das políticas públicas inclusivas como a Constituição Federal do Brasil (BRASIL, 1988); Lei de Diretrizes de Bases da Educação 9394/96 (BRASIL, 1996); Lei 13.234/15, que tratam do atendimento dos alunos com altas habilidades ou superdotação na Educação Básica e no Ensino superior.
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