AS VANTAGENS DOS MEDICAMENTOS MANIPULADOS X MEDICAMENTOS INDUSTRIALIZADOS

doi.org/10.29327/217514.6.12-29

Autores

  • Kays Lorena Feitosa Dias Faculdade Integrada Carajás (FIC)
  • Jaqueline Almeida Frey Faculdade Integrada Carajás (FIC)
  • Carolinne de Oliveira Marquez Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

Farmácia magistral. Medicamento manipulado. Medicamento industrializado. Farmácia.

Resumo

Introdução: A utilização da manipulação de medicamentos em farmácias magistrais tem se constituído um desafio. Atualmente, as farmácias magistrais – também conhecidas como farmácias com manipulação ou de manipulação – vêm se destacando no cenário de medicamentos brasileiros. É o ramo da profissão farmacêutica que mais cresceu nos últimos anos e representa uma importante fonte econômica no mercado brasileiro, já que é também um dos segmentos que mais emprega farmacêuticos no Brasil. Segundo Bonfilio (2010), com o crescimento do mercado, particularmente no ramo das farmácias magistrais, torna-se evidente a necessidade de oferecer produtos seguros e com qualidade. De acordo com os dados da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG), o Brasil já é o maior mercado mundial de farmácias de manipulação. São sete mil estabelecimentos no país, demonstrando um crescimento de 40% entre os anos de 2002 a 2007, cujo faturamento atinge R$1,3 bilhão por ano, o que representa 9% do mercado de medicamentos (ANFARMAG, 2007). Objetivo: Avaliar as vantagens no uso de medicamentos manipulados x os medicamentos industrializados. Materiais e métodos: Este estudo é de caráter qualitativo, explicativo e dedutivo a partir de revisão bibliográfica com publicações entre 2000 a 2020 no idioma inglês e português que apresentem referencial teórico e cientifico para validar a presente pesquisa. Considerações finais: A indústria farmacêutica oferece apresentações restritas de um medicamento; as farmácias magistrais produzem o mesmo medicamento em diversas formas, apresentações e concentrações permitindo melhor e maior adequação a necessidade de cada paciente.

 

 

Biografia do Autor

Kays Lorena Feitosa Dias, Faculdade Integrada Carajás (FIC)

Acadêmica do curso de Farmácia da Faculdade Integrada Carajás (FIC) - Redenção- PA, Brasil. E-mail: lorenafeitosadias@gmail.com.

Jaqueline Almeida Frey, Faculdade Integrada Carajás (FIC)

Professora da Faculdade Integrada Carajás (FIC) – Redenção – PA, Brasil, Especialista em Administração Hospitalar pela Unopar. E-mail: jaqueline.almeidaalmeida1@gmail.com.

Carolinne de Oliveira Marquez, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora da Faculdade Integrada Carajás (FIC) – Redenção – PA, Brasil, Especialista em MBA em Gestão de Farmácias e Drogarias, Especialista em Farmácia Clínica e Cuidados ao Paciente. Mestranda em Ciências e Meio ambiente pela UFPA. E-mail: carolzinhaoliveiramarquez@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2021-01-02

Como Citar

Dias, K. L. F. ., Frey, J. A. ., & Marquez, C. de O. (2021). AS VANTAGENS DOS MEDICAMENTOS MANIPULADOS X MEDICAMENTOS INDUSTRIALIZADOS: doi.org/10.29327/217514.6.12-29. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 10. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/333