A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: GESTÃO POSSIBILIDADES E DESAFIOS
doi.org/10.29327/217514.7.1-27
Palavras-chave:
O papel do pedagogo. Espaços não escolares. Possibilidades e desafios; Extraescolar.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar o papel do pedagogo frente a gestão de atividades exercidas no campo não formal, retratando os desafios e as possibilidades presentes na atuação. A pedagogia extraescolar surgiu para atender as necessidades da sociedade em constante evolução, tendo como público alvo crianças, jovens, adultos e idosos, atendendo prioritariamente a parcela socialmente mais vulnerável. Dessa forma o pedagogo firma seu papel na pedagogia extraescolar como peça fundamental no processo de ensino e aprendizagem dos âmbitos não escolares de forma global, estando devidamente preparado profissionalmente, como agente que desperta o desejo por mudança no indivíduo, que passa a se conhecer enquanto cidadão crítico e capaz de refletir sobre as próprias atitudes. A pesquisa está estruturada como qualitativa, descritiva sendo organizada através do método de revisão bibliográfica e documental, que se deu por meio da seleção de materiais referentes à problemática estudada, publicados em periódicos, artigos, revistas e livros disponíveis na biblioteca da Unitins. Refletir sobre o papel do pedagogo frente a gestão se torna pertinente à medida que novas perspectivas se delineiam a respeito de sua atuação com as possibilidades de utilização das práticas pedagógicas, de modo que as mesmas sejam significativas, contribuindo para que os desafios se tornem possibilidades de inovação na sociedade e para ela, enfatizando o exercício da função pedagógica.
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