RESISTÊNCIA BACTERIANA PELO USO INDISCRIMINADO DE ANTIBIÓTICOS: UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

doi.org/10.29327/4426668

Autores

  • Marcelo Oliveira Universidade UNIVERITAS/UNG- campus ITAQUAQUECETUBA
  • Kedina Damiana Silva Pereira Silva Pereira Universidade UNIVERITAS/UNG- campus ITAQUAQUECETUBA
  • Cláudia Raquel Zamberlam Universidade UNIVERITAS/UNG

Palavras-chave:

Resistência bacteriana. Saúde pública. Antibióticos.

Resumo

Os agentes antimicrobianos são de suma importância no tratamento de diversas infecções. No entanto, durante as últimas décadas, o uso indiscriminado e abusivo de antibióticos resultou no surgimento de uma nova preocupação no que tange a resistências de bactérias que não respondem mais à terapêutica antimicrobiana. As bactérias estão presentes em todos os ambientes, algumas são prejudiciais e outras essenciais no nosso dia a dia. Tais bactérias resistentes aos antibióticos trazem riscos afetando a saúde pública e alertando o mundo quanto a era pós- antibiótico onde a maior preocupação será em obter tratamentos eficazes para infecções simples que levarão pacientes a óbito. Assim, abordar a questão da resistência aos antibióticos é uma das prioridades mais urgentes em matéria de saúde pública nos dias de hoje, mobilizando órgãos públicos, governos, indústrias farmacêuticas, instituições de saúde para controlar sua evolução.

Biografia do Autor

Marcelo Oliveira, Universidade UNIVERITAS/UNG- campus ITAQUAQUECETUBA

Graduando no curso de Farmácia da Universidade UNIVERITAS/UNG- campus ITAQUAQUECETUBA. Laboratório de Farmácia, setor de graduação. E-mail: platinilev@gmail.com.

Kedina Damiana Silva Pereira Silva Pereira, Universidade UNIVERITAS/UNG- campus ITAQUAQUECETUBA

Graduanda no curso de Farmácia da Universidade UNIVERITAS/UNG- campus ITAQUAQUECETUBA. Laboratório de Farmácia, setor de graduação. E-mail: kedna.pereira77@gmail.com.

Cláudia Raquel Zamberlam, Universidade UNIVERITAS/UNG

Farmacêutica, Doutora em Ciências. Pós Doutorado em Neuropsicofarmacologia Molecular. Docente do curso de Farmácia da Universidade UNIVERITAS/UNG. Laboratório de Farmácia, setor de graduação. E-mail: crzamberlam@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-12-12

Como Citar

Oliveira, M. ., Silva Pereira, K. D. S. P., & Zamberlam, C. R. . (2020). RESISTÊNCIA BACTERIANA PELO USO INDISCRIMINADO DE ANTIBIÓTICOS: UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA: doi.org/10.29327/4426668. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(11), 183–201. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/279