A IMPORTÂNCIA DA SATISFAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NO SEGMENTO DA ESTÉTICA EM UMA CIDADE DO NOROESTE PAULISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13004

Palavras-chave:

Fidelização do cliente. Programas de fidelização. Satisfação do cliente .

Resumo

O presente estudo enfatiza a importância de programas de fidelização de clientes em empresas para o sucesso das organizações. Para sua realização empregou-se uma pesquisa exploratória, utilizando questionários para coleta de dados sobre a opinião dos clientes de salões de estética em uma cidade do Noroeste Paulista. A pesquisa concentrou-se na frequência de visitas, preferência por estabelecimento específico, motivação e participação em programas de fidelização. Os resultados revelaram que a qualidade do serviço ou produto é o principal fator para a escolha do estabelecimento e a satisfação do cliente é fundamental para a fidelização. A maioria dos entrevistados participa de programas de fidelização, motivada por benefícios financeiros e em produtos. Além disso, o bem-estar dos colaboradores influencia diretamente na qualidade do atendimento. Empresas que compreendem e investem nesses aspectos são mais propensas a prosperar e garantir a fidelidade do cliente, gerando lucros a longo prazo.

Biografia do Autor

Gabrielly de Andrade da  Silva, Faculdade Futura

Graduada em Administração pela Faculdade Futura. Orcid: https://orcid.org/6635767029801910.

 

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade Futura. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestrado em Matemática (UNESP) Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0238-5058

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Futura.  graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Mestre em Administração (UNIMEP), Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2202-309X. 

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV) Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4672-6013

Tiago Moreno Lopes Roberto, Faculdade Futura

Graduado em Psicologia (UNIFEV); Especialista em Saúde Mental (FUTURA); Mestre em Psicologia e Saúde (FAMERP); Doutorando em Ciências da Saúde (FAMERP); Professor do Curso de Psicologia (UNIRP); Professor e Gestor de Políticas Acadêmicas (Faculdade FUTURA).  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5689-7468. 

Jairo Antônio Bertelli Francisco Gabaldi Pereira, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Recursos Humanos da Faculdade FUTURA-Votuporanga-SP. Graduado em Direito (UNIFEV). Especialista em Direito Processual (Universidade do Sul de Santa Catarina) ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5553-4972. 

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Publicado

2024-02-20

Como Citar

Silva, G., Mendes, I., Silva, S. D. da, Oliveira, E. A. de, Roberto, T. M. L., & Pereira, J. A. B. F. G. (2024). A IMPORTÂNCIA DA SATISFAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NO SEGMENTO DA ESTÉTICA EM UMA CIDADE DO NOROESTE PAULISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 1234–1251. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13004