A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E AS QUESTÕES ÉTICAS NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17613

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Ética. Mercado de Trabalho.

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) tornou-se um elemento constante nas atividades diárias, com tecnologias baseadas em IA sendo utilizadas em situações comuns e gerando expectativas de melhorias em produtos e serviços. O rápido avanço das tecnologias de IA, como extração, armazenamento, transmissão e processamento de dados, levou ao surgimento do big data, que demanda ferramentas avançadas para extração de informações valiosas. A IA tornou-se um centro de pesquisa, integrando produtos e serviços, gerando benefícios sociais e econômicos. No entanto, seu impacto no mercado de trabalho é um grande desafio, pois algumas profissões podem desaparecer à medida que novas responsabilidades surgem. A IA também pode reduzir a exposição das pessoas a atividades repetitivas e repetitivas, reduzindo o tempo de trabalho e proporcionando mais tempo para a família, amigos e lazer. Para garantir uma IA confiável e responsável, ela deve aderir às leis, seguir valores éticos e ser técnica e socialmente robusta. A IA deve abordar questões como justiça, transparência e privacidade e regulamentação para reduzir riscos. A IA deve promover uma melhor qualidade de vida para todos, de forma justa e inclusiva.

Downloads

Biografia do Autor

Fernando Henrique Barros Mainardi, Faculdade Futura

Docente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Futura  eTeologia da Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga (FATEC) Graduado em Administração pelo Centro universitário de Votuporanga (UNIFEV) e Teologia pela Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga (FATEC), Especialista em Mercado Financeiro e Banking pela Unicesumar e Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil Orcid: 0009-0005-7588-6912.

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade Futura. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestrado em Matemática (UNESP) Orcid: 0000-0003-0238-5058.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV).Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV)Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4672-6013.

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Futura.  Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Mestrado em Administração (UNIMEP), Orcid: 0000-0002-2202-309X.

Glaucimarcos Fakine Marsoli, Faculdade Futura

Docente da Universidade Brasil Fernandópolis - SP e Faculdade Futura (Grupo Educacional Faveni) Votuporanga -SP. Graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2004), em Administração de Empresas pela Fundação Educacional de Fernandópolis.

Tiago Moreno Lopes Roberto, Faculdade Futura

Graduado em Psicologia.  Licenciado  em  Pedagogia.  Especialista  em  Saúde  Mental.  Mestre  em Psicologia da Saúde -FAMERP,  Doutorando  em  Ciências  da  Saúde -FAMERP,  Graduando  em Sociologia -UNIFAVENI, Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade Futura, Docente do Curso de Psicologia e Odontologia-UNIRP.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Mainardi, F. H. B., Mendes, I., Oliveira, E. A. de, Silva, S. D. da, Marsoli, G. F., Roberto, T. M. L., & Pereira, J. A. B. F. G. (2024). A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E AS QUESTÕES ÉTICAS NO MERCADO DE TRABALHO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3187–3199. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17613