EVOLUÇÃO HUMANA: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23404

Palavras-chave:

Antropologia. Hominíneos. Coevolução gene-cultura. Contemporaneidade.

Resumo

 O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica acerca da evolução humana sob uma perspectiva antropológica, destacando os principais marcos biológicos, culturais e tecnológicos que moldaram a trajetória da espécie Homo sapiens. Inicialmente, discute-se o contexto evolutivo e a origem dos primeiros hominíneos, com ênfase em adaptações fundamentais como o bipedalismo, o aumento da capacidade craniana e o desenvolvimento de tecnologias líticas. Em seguida, são analisados os princípios centrais que orientam a evolução humana — variação, seleção natural, adaptação, deriva genética e coevolução gene-cultura — evidenciando a complexidade multidirecional do processo evolutivo. Por fim, aborda-se a evolução humana na contemporaneidade, ressaltando o impacto de fatores como urbanização, globalização, mudanças ambientais, avanços médicos e transformações tecno-culturais. Os resultados demonstram que a evolução humana não se encerrou no surgimento do Homo sapiens, mas permanece ativa, influenciada por pressões seletivas modernas e pela crescente interação entre biologia, cultura e tecnologia. Conclui-se que compreender a evolução humana sob uma perspectiva antropológica amplia nossa capacidade de interpretar comportamentos contemporâneos, padrões de diversidade e desafios emergentes relacionados à saúde, tecnologia e organização social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Santos Aguiar, Faculdade Futura

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Futura.

 

Ana Claudia, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduada em Ciências Biológicas (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (ISEED-FAVED). Especialista em Neurociência e Aprendizagem (ÚNICA). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (IPEMIG). Mestre em Biologia Animal (UNESP). Orcid: 0009-0008-9778-3123.

Suéllen Danúbia da Silva, UNIFEV

Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), graduada em Administração pela Faculdade Futura, Graduanda em Pedagogia (UNIBF) Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO),Especialização em Controladoria (UNIASSELVI), Mestrado em Administração (UNIMEP).

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV), Pedagogia e Letras, Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Ensino e Processos Formativos. Advogada.

Tiago Roberto Lopes Moreno, Faculdade Futura

Graduado em Psicologia e Pedagogia. Especialista em Saúde Mental, Mestre em Psicologia e Saúde; Doutorando em Ciências da Saúde; Professor do Curso de Psicologia e Odontologia; Professor e Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade Futura.

Ariane Nogueira de Lima, Faculdade Futura

Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Futura (2017), Bacharel em Administração pela Faculdade Futura (2025) e Pós-graduada em Departamento pessoal e relações trabalhistas pelo Centro Universitário Faveni – UNIFAVENI, graduada em Ciências Contábeis (Faculdade Futura).

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

Aguiar, M. L. S., Barão, A. C. dos S., Silva, S. D. da, Oliveira, E. A. de, Moreno, T. R. L., & Lima, A. N. de. (2025). EVOLUÇÃO HUMANA: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 6325–6335. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23404