DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE À PESQUISA DE CAMPO- AS CONTRIBUIÇÕES DE CLAUDE LÉVI-STRAUSS PARA A CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA

Doi.org/10.29327/211653.5.3-6

Autores

  • Josefa Alessandra da Silva Santos

Palavras-chave:

Antropologia. Estruturalismo. Funcionalismo. Método.

Resumo

A Antropologia - estudo do homem, é uma ciência que tem a sua evolução alicerçada pelas construções teóricas, em relevo, o Estruturalismo e Funcionalismo. Na atualidade, a Antropologia se fundamenta no tripé investigativo e interdisciplinar- a ciência social que tem o homem como objeto investigativo a partir da sua condição grupal; a ciência humana estuda o homem dentro de uma perspectiva ominilateral com o uso deste repertório na construção de identidades individuais e como participantes de grupos organizados; e a ciência biológica (natural) investiga o arcabouço somático dos indivíduos diante de sua evolução tanto física quanto genética e suas interações com o ambiente circundante. Esta tríade investigativa se assenta em premissas metodológicas que garantem um rol de ferramentas técnicas com vistas a responder demandas próprias da ciência antropológica, O funcionalismo com sua ênfase nas relações e nas condições de ajustamentos presentes nos múltiplos componentes de uma dada cultura ou sociedade. Já, o estruturalismo ofereceu à antropologia a condição investigativa campal como uma das ferramentas metodológicas de extrema relevância para a pesquisa. Indiscutivelmente há um lugar de relevo para os apontamentos de Claude Lévi-Strauss com inegáveis e inestimadas contribuições para a epistemologia e as diversas áreas das ciências humanas, especialmente para a pesquisa em antropologia. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo primal apresentar a evolução da antropologia quanto ao seu método investigativo com especial relevo para as contribuições de Lévi-Strauss para a fundação da sua abordagem metodológica. Para tanto, o método de pesquisa empregado para elaboração deste documento em tela será uma investigação bibliográfica. 

Biografia do Autor

Josefa Alessandra da Silva Santos

A antropologia - estudo do homem, é uma ciência que tem a sua evolução alicerçada pelas construções teóricas, em relevo o estruturalismo e funcionalismo. Na atualidade a antropologia se fundamenta no tripé investigativo e interdisciplinar- a ciência social que tem o homem como objeto investigativo a partir da sua condição grupal; a ciência humana estuda o homem dentro de uma perspectiva ominilateral com o uso deste repertório na construção de identidades individuais e como participantes de grupos organizados; e a ciência biológica (natural) investiga o arcabouço somático dos indivíduos diante de sua evolução tanto física quanto genética e suas interações com o ambiente circundante. Esta tríade investigativa se assenta em premissas metodológicas que garantem um rol de ferramentas técnicas com vistas a responder demandas próprias da ciência antropológica, O funcionalismo com sua ênfase nas relações e nas condições de ajustamentos presentes nos múltiplos componentes de uma dada cultura ou sociedade. Já, o estruturalismo ofereceu à antropologia a condição investigativa campal como uma das ferramentas metodológicas de extrema relevância para a pesquisa. Indiscutivelmente há um lugar de relevo para os apontamentos de Claude Lévi-Strauss com inegáveis e inestimadas contribuições para a epistemologia e as diversas áreas das ciências humanas, especialmente para a pesquisa em antropologia. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo primal apresentar a evolução da antropologia quanto ao seu método investigativo com especial relevo para as contribuições de Lévi-Strauss para a fundação da sua abordagem metodológica. Para tanto, o método de pesquisa empregado para elaboração deste documento em tela será uma investigação bibliográfica. 

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Santos, J. A. da S. . (2019). DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE À PESQUISA DE CAMPO- AS CONTRIBUIÇÕES DE CLAUDE LÉVI-STRAUSS PARA A CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA: Doi.org/10.29327/211653.5.3-6. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 5(3), 14. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/31