DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA PANDEMIA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18130Palavras-chave:
Educação. Coordenador pedagógico. Pandemia COVID-19.Resumo
Este trabalho discute o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente aos desafios impostos pela pandemia Covid-19 que infelizmente tem perdurado em nosso convívio. A importância e atualidade deste estudo na universidade, bem como no seio da escola de educação básica, local do exercício de liderança deste profissional, certamente se mostram pontuais na organização e desdobramento das atribuições do coordenador, pois a pandemia de corona vírus trouxe novos desafios para a gestão escolar e exigiu que instituições de ensino realizassem mudanças para se adaptarem. Por este motivo este estudo visa identificar aspectos em relação ao seu papel, em relação ao seu compromisso teórico-metodológico, ao estabelecimento de um clima organizacional propício ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que respeite as distintas vozes que se apresentam no âmbito escolar em tempos de pandemia. Por meio de uma revisão de literatura, do tipo exploratória, nos bancos de dados de Dados eletrônicos Lilacs e Sacie-lo, foi selecionado alguns pontos recorrentes para a discussão do objeto de estudo, o que nos possibilitou a constatar que a prática pedagógica se constrói pela contribuição de todos os atores sociais, cujo sujeito facilitador, pode ser materializado, dentre outros, na figura do coordenador pedagógico. Sim, os resultados apontam a importância da participação da família na vida escolar dos filhos, bem como para o papel do coordenador pedagógico na articulação da parceria escola e família, apontado com um trabalho necessário na escola frente a nova realidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY