VIOLÊNCIA, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: OS DESAFIOS DA ESCOLA PARA RESSOCIALIZAR PRESOS NO BRASIL

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Universidade Catolica de Pernambuco
  • Carlos Alberto Cavalcanti Valença Rede Escola Estadual de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11029

Palavras-chave:

Ressocialização. Educação Prisional. Violência. Pobreza. Desigualdade Social.

Resumo

Nos dias atuais, o Brasil vem vivenciando o problema da superlotação, com altos índices de reincidência criminal e violência dentro dos presídios. Portanto, buscando soluções para que ocorra mudanças desse cenário, a educação nos presídios vem tendo evidência nas discussões sobre esse cenário, pois apresenta-se como importante instrumento para que essa profissionalização e ressocialização dos detentos aconteçam. Dessa forma, o tema abordado nesta pesquisa tem como objetivo investigar como ocorre o processo de gestão educacional do sistema penitenciário, como também sua atuação na garantia da educação como direito humano e constituinte para a reintegração social. Para tanto, a metodologia utilizada para essa pesquisa, foi ensaio teórico, que consistiu em uma investigação crítica e suscinta da literatura sobre o tema.  Dessa forma, conclui-se que a educação é um importante instrumento de ressocialização, progresso na habilidade e construção do conhecimento, possibilitando ao recluso um futuro melhor dentro do presídio como também depois que cumprir sua sentença.

Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Universidade Catolica de Pernambuco

Professora da Escola Estadual Irmã Dulce da Penitenciária Feminina de Abreu e Lima, Pernambuco (PFAL). Licenciada em Química e Especialista em mídias da educação (UFRPE).

Carlos Alberto Cavalcanti Valença, Rede Escola Estadual de Pernambuco

Professor da Rede Escola Estadual de Pernambuco.  Biólogo; Especialista em Saúde Pública (FIOCRUZ-PE) e Entomologia Médica (USP).

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F., & Valença, C. A. C. (2023). VIOLÊNCIA, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: OS DESAFIOS DA ESCOLA PARA RESSOCIALIZAR PRESOS NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 2006–2020. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11029