A INFÂNCIA MARGINALIZADA E O PAPEL DO JUDICIÁRIO NA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇAO DE RUA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CAPITÃES DA AREIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22081

Palavras-chave:

Ressocialização. Desigualdade social. Violência. O preconceito da sociedade. Marginalidade.

Resumo

O ciclo vicioso que dificulta a ressocialização social e aumenta a reincidência é impulsionado por fatores cruciais. Entre eles estão o preconceito da sociedade, a insuficiência de oportunidades de trabalho, a deficiência na escolarização e a forte influência de organizações criminosas dentro do sistema prisional. A obra Capitães da Areia expõe como a falta de acesso à educação e infraestrutura básica, somada à desigualdade social brutal, força crianças e adolescentes a uma vida de marginalidade. A marginalidade é apresentada como a única alternativa viável para a sobrevivência em uma sociedade que os exclui, sendo a violência e o roubo frutos de sua condição de invisibilidade social. Jorge Amado apresenta esses meninos como vítimas de uma sociedade injusta, mas também como sujeitos capazes de transformação. O objetivo geral desse artigo é analisar a prática de medidas que possam levar esses jovens a viverem em sociedade novamente, a sair desse ciclo de violência que é as ruas, de maneira que suas garantias sejam efetivadas pelo judiciário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleiciele Cristine Martins de Oliveira, Centro Universitário Santo Agostinho

raduanda em Direito, Centro Universitário Santo Agostinho. Orcid: https://orcid.org/0009-0004-8109-2572. 

Lilian Georja Ferreira da Silva Dias, Centro Universitário Santo Agostinho

Graduanda em Direito, Centro Universitário Santo Agostinho. Orcid: https://orcid.org/0009-0000-4927-1934.

Maria do Socorro Rodrigues Coelho, Centro Universitário Santo Agostinho

Professora e orientadora do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho – Graduada em letras pela Universidade Estadual do Piauí (2000). Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Piauí (2001). Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2006). Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho (2015). Doutorado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília- CEUB (2022).

 

Downloads

Publicado

2025-11-10

Como Citar

Oliveira, K. C. M. de, Dias, L. G. F. da S., & Coelho, M. do S. R. (2025). A INFÂNCIA MARGINALIZADA E O PAPEL DO JUDICIÁRIO NA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇAO DE RUA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CAPITÃES DA AREIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2290–2300. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22081