O INSTITUTO DA EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE COMO MEIO DE DEFESA NA EXECUÇÃO FISCAL

Autores

  • Fernando Daniel Pereira Alves Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS
  • Fernanda Matos Fernandes de Oliveira Jurubeba Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18248

Palavras-chave:

Execução fiscal. Defesa do executado. Exceção de pré-executividade.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o instituto da Exceção de Pré-Executividade como defesa válida e eficaz nos processos de execução fiscal. Este instituto foi construído no âmbito doutrinário e jurisprudencial, objetivando atacar a validade do processo executivo, que tem o Estado no polo ativo e o contribuinte no polo passivo, na medida em que se vislumbra a inobservância de qualquer pressuposto legal de existência e a regular validade da referida ação executiva. A utilização desse instituto é de grande importância, pois permite evitar execuções sem fundamento e os prejuízos inevitáveis que o executado pode sofrer, além de prevenir futuras demandas para restabelecer a situação fática anterior à execução fiscal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Daniel Pereira Alves, Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS

Graduando do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS.

Fernanda Matos Fernandes de Oliveira Jurubeba, Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS

Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza; Mestre em Direito pela Universidade do Amazonas; Assessora Jurídica de Desembargador do TJTO; Professora da Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS.

Downloads

Publicado

2025-02-25

Como Citar

Alves, F. D. P., & Jurubeba, F. M. F. de O. (2025). O INSTITUTO DA EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE COMO MEIO DE DEFESA NA EXECUÇÃO FISCAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2281–2298. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18248