MARKETING SENSORIAL E SUAS ESTRATÉGIAS NA POTENCIALIZAÇÃO NO CONSUMO DE VINHOS NA CIDADE DE VOTUPORANGA ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12717

Palavras-chave:

Marketing sensorial. Consumidor de vinhos. Degustação de vinhos.

Resumo

As experiências multissensoriais têm capacidade de influenciar o consumidor na degustação de vinhos. Trata-se do marketing sensorial, que é um processo por meio do qual os estímulos captados pelos órgãos dos sentidos são transformados em interpretações psicológicas, aumentando a probabilidade de conquistar o consumidor. Este estudo teve como principal objetivo identificar o marketing sensorial no consumo de vinhos e sua influência no comportamento do consumidor, com base nas experiências do Restaurante Novo Vinho localizado no município de Votuporanga, noroeste paulista. Esta pesquisa foi realizada mediante um estudo bibliográfico exploratório, com uma abordagem qualitativa, utilizando-se, também, um instrumento de coleta de dados, caracterizado por uma pesquisa estruturada. Os resultados obtidos na coleta de dados e interpretados no levantamento bibliográfico realizado demonstraram que as teorias do marketing sensorial são aplicáveis e podem vir a contribuir com o aumento do consumo de vinhos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda de Souza, Faculdade Futura

Graduada em Administração, Faculdade Futura. Orcid: 0009-0002-6151-2360. 

Renan Roberto Neves dos Santos de Lima, Faculdade Futura

Graduado em Administração pela Faculdade Futura. Orcid: 0000-0003-0323-7954.

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Futura. graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), graduada em Administração pela Faculdade Futura, Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Mestre em Administração (UNIMEP), Orcid: 0000-0002-2202-309X. 

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV) Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Orcid: 0000-0002-4672-6013. 

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade Futura. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestrado em Matemática (UNESP) Orcid: 0000-0003-0238-5058. 

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Souza, M. F. de, Lima, R. R. N. dos S. de, Silva, S. D. da, Oliveira, E. A. de, & Mendes, I. (2023). MARKETING SENSORIAL E SUAS ESTRATÉGIAS NA POTENCIALIZAÇÃO NO CONSUMO DE VINHOS NA CIDADE DE VOTUPORANGA ESTADO DE SÃO PAULO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 79–94. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12717