Artigos

13476 Items

All Items

  • INCLUSION OF CHILDREN WITH SPECIAL NEEDS IN SCHOOL

    Regina Coeli Souza Lopes, Diogenes José Gusmão Coutinho
    3146-3165
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21872
  • INCLUSION OF NURSING UNDERGRADUATES IN THE SCIENTIFIC INITIATION PROGRAM: A REFLECTION STUDY

    Emanuelly Soares Barbosa da Silva, Michelly Cristina do Espírito Santo, Gabriel Nivaldo Brito Constantino, Milena Maria da Silva Acioli, Pietro Henrique Benevides Pedrosa, Ane Raquel de Oliveira, Camila de Sousa Martins Isaias, Wanderson Alves Ribeiro
    4957-4978
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14123
  • INCLUSION OF PEOPLE WITH ADHD IN THE WORKPLACE: CHALLENGES AND CONTRIBUTIONS OF THE ORGANIZATIONAL PSYCHOLOGIST

    Érica Sofiate, Camila Meneguzzi
    3080-3094
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22159
  • INCLUSION OF PEOPLE WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS BEYOND THE SCHOOL SCOPE: AN IDEA UNDER CONSTRUCTION IN CONTEMPORARY

    Luciana Santos de Moura
    265- 278
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4172
  • INCLUSION OF PLAY IN THE CHILD DEVELOPMENT PROCESSEste estudo se fundamenta na apuração na prática de inserir a ludicidade como ferramenta no processo emocional e de aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil. Este trabalho fundamenta-se (Almeida e Santos, 2015, p.34), (Souza, 2015, p.1), (Teixeira, 2018, p.144), (Valente, 2018, p.27-28). A interpelação da pesquisa é qualitativa, descrita em um ambiente escolar no campo da Rede Pública nomeada em (EM) do município de Escada, localizada na Zona da Mata do Estado de Pernambuco. Tendo como sujeitos de pesquisa dois professores chamado P1 e P2. A escola fica localizada na Zona Rural onde atende um público diversificado tanto economicamente quanto social. O lúdico está envolvido na vida de toda criança e podendo contribuir no comportamento, desde a chegada para as impressões iniciais com o espaço escolar. Esta inclusão traz inúmeros desafios aos professores, bem como o desenvolvimento infantil no motor, cognitivo e o afetivo da criança, propondo um laço afetivo e a autoconfiança sendo construída diariamente. As atividades brincantes proporcionam inúmeros meios de conquistas, tanto adaptação e interação quanto na integração construtiva. Atividades bem construídas traz benefícios para a vida escolar. Durante o estudo se conseguiu notar que a ludicidade utilizada de ferramenta no ambiente escolar visa contribuir como instrumento diversificado e de grande valor estimulando a imaginativa da criança provando que ela pode adquirir conhecimentos através do lúdico, desenvolvendo habilidades propostas e superar desafios com o jogar e o brincar, visando o lúdico como um recurso para fontes de prazer, arquitetar, aventurar e agir com o intuito de superação. Com a leitura das informações colhidas, vem o entendimento que a execução de práticas brincantes é relevante no desenvolver do período infantil

    Laudenice Simão de Almeida, Maria da Conceição dos Santos, Maria Aparecida Dantas Bezerra
    2137- 2148
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14922
  • INCLUSION OF STUDENTS WITH ASD IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: SOCIAL AND COGNITIVE DEVELOPMENT

    Elenilda Maria da Silva, Jéssica Andresa Oliveira da Silva, Layssa Gabrielle Henrique Pontes de Melo, Márcia Lúcia de Mélo
    3769-3783
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22069
  • INCLUSION OF STUDENTS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER: CHALLENGES AND POSSIBILITIES IN TEACHERS’ PEDAGOGICAL PRACTICE

    Mônica Cícera Kubiak Nunes, Ana Claudia Ivens de Araujo, Jurete da Silva Souza, Tereza Raquel Destri, Gerson Menezes Velloso, Maria de Fátima Gonzaga de Lima
    2616-2629
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20498
  • INCLUSION OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES IN BASIC EDUCATION

    Laura de Lizieux Lira Madruga, Paulo Romero Procópio Ferreira Lopes
    1091- 1120
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8607
  • INCLUSION OF TECHNOLOGY IN THE CLASSROOM

    Daiani de Fátima Somavilla
    243- 249
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11146
  • INCLUSION OF THE AUTIST CHILD IN THE CLASSROOM

    Adelcio Machado dos Santos, Lívia Barbosa Pacheco Souza, Christiane Honorato Taverna, Marttem Costa de Santana, Vitoria Vilas Boas da Silva Bomfim
    2422- 2432
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9989
  • INCLUSION OR EXCLUSION? AN INVESTIGATION INTO THE APPLICATION OF ACCESSIBILITY LAW IN PUBLIC AND PRIVATE SPACES

    Vivian Fagundes Coelho, José Victor de Luna Silva
    3014- 3029
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22177
  • INCLUSION WITHOUT BARRIERS: YOUTH AND EDUCATIONAL SPACES

    Edinéia Bueno, Queila Pereira Santos, Edsangela Gosler Casciano Alves, Cláudia Lima de Araujo, Hellen Maura Lucidia Ribeiro, Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas, Diógenes José Gusmão Coutinho
    208-224
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.17924
  • INCLUSION “TO DO” PEDAGOGICAL: ACTIONS AND REACTIONS

    Célia Ferreira de Souza, Eliane Ribeiro Alves, Joanirdes Domingas da Silva Freitas
    1157- 1162
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8611
  • INCLUSION: A PATH THAT NEEDS TO BE TAKEN

    Madson Márcio de Farias Leite, Clara Roseane da Silva Azevedo Mont’Alverne
    683- 695
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1227
  • INCLUSION: CHALLENGES FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATORS

    Celma Cynara de Figueiredo, Fátima Cristina Marinho Corrêa Borges, Magda de Almeida Florentino
    1365- 1371
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8644
  • INCLUSION: EDUCATING IN DIVERSITY: MAKING INCLUSION A REALITY

    Queila Pereira Santos, Edsangela Gosler Casciano Alves, Rogério Lopes Azevedo, Cláudia Lima de Araujo, Edinéia Bueno, Diógenes José Gusmão Coutinho
    2325-2343
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17983
  • INCLUSIVE CURRICULUM IN DISTANCE LEARNING

    Flávio de Paiva Maia, Aparecida Toyoko Amano, Denise Junqueira Benedito, Josilânia Maria Lemke Buss, Marcela Peters Pretti Casagrande, Marcilene Peters Pretti Casagrande, Rosana Aparecida da Silva Butzlaff, Rozalia Maria de Angeli
    5201-5209
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20166
  • INCLUSIVE DIGITAL EDUCATION AT TJPE

    Adriana Farias Ferraz, Luciane Weber Baia Hees
    4372-4376
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21706
  • INCLUSIVE EDUCATION AND DIGITAL ACCESSIBILITY IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS

    Michele Maria Silva Franco, Elberto Teles Ribeiro, Florence Joyce Lopes Rosa, Cristina Souza Carvalho, Vívian Ahuké Alves Barros Valadares, Augusta Isabel Junqueira Fagundes, Beatriz Belizie Souza Casari
    2808-2820
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21523
  • INCLUSIVE EDUCATION AND EDUCATIONAL DIVERSITY

    Socorro Andrade Silva, Diógenes José Gusmão Coutinho
    2039-2054
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17851
  • INCLUSIVE EDUCATION AND LITERACY: AN ANALYSIS OF TEACHING FOR CHILDREN WITH ASD

    Francisca Vitória de Medeiros Araújo, Heloyse Laysa da Silva Santos, Iris Santos Silva Azevedo, Kaliene de Souza Guimarães, Lindineide Gonçalves Prudêncio, Maria Misaely Lucena Araújo
    6022-6033
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23120
  • INCLUSIVE EDUCATION AND PUBLIC POLICIES IN DEBATE BETWEEN IDEAL STANDARDIZATION AND THE DAILY CHALLENGES OF SCHOOL

    Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Miltiane Ferreira da Silva, Nilcéia Neuburger, Rosangela Pinheiro Barpi, Rosangela Bison Savaris, Silvanete Cristo Viana, Thais Isabel Pilatti Pasin
    1972-1981
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20406
  • INCLUSIVE EDUCATION AND SCHOOL INCLUSION

    Amarali Moreira Luz Zanotta, Liliana da Silva Moura Freitas, Pedro Rodrigues Neto
    1238- 1249
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6705
  • INCLUSIVE EDUCATION AND TEACHER EMPATHY: AFFECTIVITY IN TEACHING CHILDREN WITH DISABILITIES

    Eduarda Stockmann, Veridiana Xavier Dantas
    364-377
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20607
  • INCLUSIVE EDUCATION AND TEACHER TRAINING

    Enoque Estevão Gomes, Márcia Maria Bezerra Guimarães, Amanda Micheline Amador de Lucena, Carla Maria Dantas Oliveira
    23-36
    DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18998
5576-5600 of 13476