USO EXCESSIVO DE CELULARES E TVS: CONSEQUÊNCIAS NEUROLÓGICAS E HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19949

Palavras-chave:

Uso excessivo de telas. Desenvolvimento neurológico. Hiperatividade.

Resumo

Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão teórica dos impactos do uso excessivo de celulares e televisores no desenvolvimento neurológico e nos comportamentos hiperativos de crianças da educação infantil. Foi adotada abordagem narrativa, com busca sistemática nas bases SciELO, PubMed e Google Scholar, utilizando descritores em português e inglês relacionados a “tempo de tela” e “desenvolvimento infantil”. Selecionaram-se estudos publicados entre 2010 e 2025 que apresentassem evidências sobre alterações estruturais do córtex cerebral, transtornos de atenção, hiperatividade, ansiedade e dificuldades de interação social associadas à exposição prolongada às telas. A síntese dos resultados foi organizada em quatro categorias temáticas: diretrizes internacionais de tempo de tela; achados neurobiológicos; repercussões comportamentais; e estratégias de moderação recomendadas. Os achados confirmam que a maioria das diretrizes limita o uso diário a, no máximo, 60 minutos para menores de cinco anos e alerta para mudanças cognitivas e emocionais adversas em exposições superiores a esse intervalo. Conclui-se que a implementação de políticas escolares e familiares integradas, aliada à educação digital, é fundamental para mitigar riscos, promovendo um ambiente equilibrado que estimule o desenvolvimento saudável e integral das crianças.

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Biografia do Autor

Susana Oliboni, Universidade San Lorenzo

Mestranda em Ciências da Educação. Universidade San Lorenzo- UNISAL. Professora de Educação Infantil. http://lattes.cnpq.br/2151133906770580. https://orcid.org/0009-0003-6158-4783.

Vilson Jair Fusiger, Universidade San Lorenzo

Doutorado Universidade San Lorenzo -UNISAL. 

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Publicado

2025-06-16

Como Citar

Oliboni, S., & Fusiger, V. J. (2025). USO EXCESSIVO DE CELULARES E TVS: CONSEQUÊNCIAS NEUROLÓGICAS E HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3336–3343. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19949